Proteger a Mata Atlântica e as florestas é o foco da Campanha da Fraternidade 2017 - Cidades - O Sol Diário

Igreja Católica01/03/2017 | 12h36Atualizada em 01/03/2017 | 15h30

Proteger a Mata Atlântica e as florestas é o foco da Campanha da Fraternidade 2017

Santa Catarina está inteiramente localizada em área de Mata Atlântica, por isso é necessário conhecer e conservar esta área

Proteger a Mata Atlântica e as florestas é o foco da Campanha da Fraternidade 2017 Cristiano Estrela/Agencia RBS
Professor Ademir Reis e Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck explicam a campanha em entrevista coletiva Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

A Campanha da Fraternidade foi lançada em Santa Catarina nesta quarta-feira de Cinzas pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck. O tema deste ano será Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida, com o lema, Cultivar e guardar a criação. A intenção é promover a educação e o equilíbrio do homem com o meio ambiente.

— A Campanha da Fraternidade sempre busca um tema social, neste ano temos como missão o cuidado de guardar a criação. O livro de Gênesis, na Bíblia, fala sobre a criação dos elementos da natureza e sobre os cuidados que o homem deve ter, ao guardar e preservá-los. Mas podemos perceber que o homem não fez isso muito bem, outros interesses entraram e vemos muitos sinais de destruição do meio ambiente  — resume Dom Wilson.

O arcebispo ressalta que Santa Catarina está inteiramente localizada em área de Mata Atlântica, por isso é necessário conhecer e conservar esta área, ao harmonizar a cidade com o meio ambiente e o cuidar dos rios. Adelir Raupp, coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Florianópolis, explica que as ações promovidas pela Igreja Católica tiveram início oficialmente em 1964 e diversas vezes abordaram temas relacionados ao meio ambiente.

— Tomamos como orientação temas de caráter social e que produzem mudanças, uma conversão, que as pessoas possam fazer. Essa questão da preservação, do cuidado com a natureza, já vem de outros anos, porque é muito importante cuidar do nosso chão, do nosso planeta, da nossa vida como cristãos — conta.

Cartaz da campanha deste ano com os seis biomas brasileiros

Ademir Reis, doutor em Biologia Vegetal e diretor do Herbário Barbosa Rodrigues, de Itajaí, também contribuiu na explicação da campanha deste ano.

— É preciso se preocupar com o meio ambiente. Quando falamos em biomas, nos referimos a regiões típicas com um clima diferenciado, que geram manifestações diferentes da vida, inclusive da cultura de cada povo. O interessante nessa visão é que quando se pensa em meio ambiente, se está pensando em questões sociais. Se você melhora a água, está melhorando para o pobre e para o rico, assim não existe uma diferenciação social — explica.

Reis destaca a importância da Campanha da Fraternidade, que busca gerar um processo de aprendizagem e mudança no pensamento das pessoas, para valorizar o cuidado com a nossa "casa".

Entre as mudanças de comportamento necessárias que foram ressaltadas pelo professor estão a manutenção das unidades de conservação ambientais; redução da quantidade de agrotóxicos, incentivando o consumo da produção orgânica familiar; a cultura de cuidar do próprio lixo e separar os resíduos; políticas de saneamento básico; e conscientização dos problemas causados pelas mineradoras, que contaminam rios, como o caso da Bacia do Rio Tubarão, no Sul do Estado, uma das mais poluídas do país.

Leia também: 

Comer dez porções de frutas e vegetais por dia reduz risco de morte

Fazendeiros de SC oferecem hospedagem e experiência em troca de ajuda na lavoura

Moradores de Araranguá poderão doar R$ 1 na conta de água para a castração de animais


 

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioLarissa Linder: indústria da carne, nem melhor nem pior do que pensei https://t.co/yeIBW7tdihhá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPassageiros reclamam de má conservação e descumprimento nos horários de ônibus da Jotur https://t.co/zbKHkCRyanhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros