SC vacina apenas 5% dos meninos de 12 e 13 anos contra HPV nos dois primeiros meses deste ano - Cidades - O Sol Diário

Balanço parcial03/03/2017 | 18h37Atualizada em 03/03/2017 | 18h37

SC vacina apenas 5% dos meninos de 12 e 13 anos contra HPV nos dois primeiros meses deste ano

Do total de 111 mil meninos desta faixa etária, apenas 5 mil receberam a primeira dose da imunização

SC vacina apenas 5% dos meninos de 12 e 13 anos contra HPV nos dois primeiros meses deste ano Felipe Carneiro/Agencia RBS
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Em Santa Catarina, 5.623 doses da vacina contra o HPV foram aplicadas em meninos de 12 a 13 anos pela rede pública de saúde nos primeiros dois meses de 2017. Isso representa apenas 5% do total de 111 mil adolescentes dessa faixa etária no Estado que devem ser imunizados neste ano. Até o ano passado, este tipo de imunização era feita somente em meninas.

A gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde,Vanessa Vieira da Silva, afirma que o resultado parcial está acima do esperado, considerando o período de férias escolares e também pelos números de fevereiro ainda não estarem fechados. A expectativa, acrescenta Vanessa, é que a procura seja intensificada a partir de março, quando o Ministério da Saúde lançará uma campanha publicitária específica para estimular a vacinação do HPV em meninos e meninas. 

— Os municípios também podem buscar parcerias locais com as escolas, por exemplo, para a ampliação dessa cobertura vacinal — aconselha Vanessa.

O maior desafio é que os adolescentes voltem para tomar a segunda dose, essencial para a imunização completa. O esquema vacinal contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas.  

Entre as meninas, foram aplicadas 4.213 doses, sendo que cerca de 90 mil devem ser vacinadas neste ano. Meninas entre 9 e 14 anos podem receber as doses em qualquer posto de saúde do Estado. 

Com a imunização, os adolescentes ficam protegidos contra os cânceres de pênis, garganta e ânus e verrugas genitais, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 até 13 anos de idade.

O Ministério da Saúde decidiu incluir os meninos no programa nacional de vacinação contra o HPV no ano passado, e o Brasil tornou-se o sétimo país a adotar essa estratégia de saúde pública, igualmente utilizada nos Estados Unidos, na Austrália, na Áustria, em Israel, em Porto Rico e no Panamá. A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices).

Outra mudança no calendário para adolescentes 

Outra mudança no Calendário Vacinal deste ano para adolescentes é a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 a 13 anos. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes com 9 anos até 13 anos. A meta é vacinar 80% do público-alvo, formado por 7,2 milhões de adolescentes. Em Santa Catarina são 216.948 adolescentes. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal. 

— É importante ressaltar que, dos quatro subtipos, a meningite C é o mais frequente da doença em todo o país. Em Santa Catarina, representa cerca de 50% dos casos — explica Vanessa.

Leia também:

Ministério da Saúde anuncia mudanças no Calendário Nacional de Vacinas 2017
Vacina contra a dengue deve ser liberada no Brasil em 2019
Meninos começam a receber vacina contra o HPV a partir de janeiro
Vacinação contra HPV tem baixa adesão em Santa Catarina







 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí vende mais de 2 mil ingressos para jogo da final e amplia promoção para jogo da final https://t.co/bdfmT0DQ9Zhá 52 segundosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTuristas começam a chegar para curtir o frio na Serra catarinense https://t.co/eGMQoboICMhá 20 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros