Carolina Bahia: "Governo Temer flexibiliza texto da Reforma da Previdência para não fracassar" - Cidades - O Sol Diário

Opinião07/04/2017 | 07h02

Carolina Bahia: "Governo Temer flexibiliza texto da Reforma da Previdência para não fracassar"

O governo Temer flexibiliza o texto da Reforma da Previdência para não fracassar. Deputados da base aliada comentam abertamente que não estão dispostos a encarar o desgaste com o eleitor, aprovando um projeto impopular e que até agora passou a ideia de retirada de direitos. Os cinco pontos que sofrerão modificações são exatamente aqueles destacados pelos parlamentares como as questões mais cobradas pelo eleitorado. A aposentadoria rural é o melhor exemplo. Deputados da bancada ruralista e dos trabalhadores rurais estão unidos contra a contribuição obrigatória, por exemplo.

Mudanças na regra de transição e nos benefícios sociais seguem a mesma lógica. Nesses casos, o presidente Michel Temer enfrentava resistências dentro de casa. Nos bastidores, o ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) vinha articulando por adaptações nas regras do benefício pago a pessoas de baixa renda idosas ou com deficiência, o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nem o ex-presidente Lula, no início do primeiro mandato, em lua de mel com a população, conseguiu aprovar um texto original da reforma da Previdência. Temer já recuou inúmeras vezes e, agora, não poderia ser diferente.

Alívio
O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) fez um apelo ao relator da Reforma da Previdência: que ele não apresentasse o texto do projeto antes da Páscoa. Deputados não queriam voltar para as suas bases e serem torpedeados com críticas dos eleitores, em pleno feriado. Com as mudanças na proposta, o deputado Arthur Maia (PPS-BA) terá mesmo que adiar as conclusões.

Vai recorrer
Apesar de o presidente da Petrobras, Pedro Parente, ter deixado claro que não pretende retomar os investimentos na plataforma P-71 ou os moldes antigos dos inventivos ao Polo Naval de Rio Grande, o prefeito Alexandre Lindenmeyer pretende recorrer ao presidente da República. Ele está tentando uma reunião com Michel Temer para contrapor os dados de Parente.

Carinho
Para atrair os votos do Norte e do Nordeste a favor do projeto de recuperação fiscal, o Ministério da Fazenda liberou a renegociação da dívida dos Estados com o BNDES. O Senado deve aprovar a medida na semana que vem.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEscola de palhoça onde estudava criança vítima de meningite retorna às aulas nesta segunda https://t.co/tzZkqGJ86chá 4 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEscola onde menino vítima de meningite em Palhoça estudava retorna às aulas nesta segunda https://t.co/okuE423OVAhá 49 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros