Catarinense entra para o Guinness por terminar Super Mario World em 1 minuto - Cidades - O Sol Diário

Games28/04/2017 | 12h38Atualizada em 28/04/2017 | 16h51

Catarinense entra para o Guinness por terminar Super Mario World em 1 minuto

O recorde foi obtido na categoria "0 exit", em que é permitido explorar falhas do jogo para ir da primeira fase aos créditos finais

Catarinense entra para o Guinness por terminar Super Mario World em 1 minuto Matheus Furtado / Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Foto: Matheus Furtado / Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

O catarinense Matheus Furtado, 26 anos, entrou para o Guinness Book, livro dos recordes, por terminar Super Mario World em apenas 1 minuto e 13 segundos. O jovem, que é natural de Garopaba, no Sul do Estado, pratica speedruns desde 2014, isso é, treina para concluir os games da forma mais rápida possível. O recorde foi obtido em uma categoria específica chamada "0 exit", na qual é permitido explorar falhas (glitches) do jogo indo direto da primeira fase para os créditos finais.

Furtado conta que gosta de jogar desde criança e há três anos decidiu explorar os jogos da infância de uma forma diferente: o mais rápido possível. Para quebrar o recorde, foi necessário pouco mais de um mês de treino, além do conhecimento necessário sobre a falha do  jogo. 

— Geralmente algumas coisas são descobertas por acaso, outras são a partir da análise de cada instrução do código do jogo. Nesse caso, foi uma combinação de ambos. Existe muita gente que analisa o funcionamento de games antigos para viabilizar uma forma de manipular a memória. O que fiz é chamado "Item Swap" que consiste, por exemplo, em fazer com que o game troque um inimigo que o Yoshi iria engolir por uma moeda, ou outro item. O jogo não entende o que deve fazer, pois não é programado pra isso. Geralmente o aparelho para de funcionar, mas, tendo o conhecimento do momento certo, é possível "escrever" uma instrução que pula para os créditos finais — explica Furtado, de forma simplificada.

Confira o vídeo do recorde:

Quem já se aventurou pelas 96 fases de Super Mario World pode achar que passar dessa forma é fácil, mas o feito exige muita habilidade. Para comparação, Furtado explica que joga 11 fases completas e zera o jogo (usando o caminho da estrela, liberado para todos os jogadores, sem uso de glitches) em apenas 10 minutos e treina uma categoria em que não é possível usar as falhas nem powerups (cogumelos, estrelas ou penas que dão alguma habilidade especial ao personagem) em 16 minutos.

O recorde foi quebrado pela primeira vez em agosto de 2016, com o tempo de 1 minuto e 15 segundos, mas o Guinness Book só entrou em contato em março deste ano, quando ele já havia baixado o tempo em dois segundos. 

Furtado, que é desenvolvedor de games e trabalha como técnico de informática, conta que atualmente está melhorando seu tempo em outras categorias de Super Mario World e aprendendo outros jogos. Seus favoritos são games que fizeram parte da infância, mas também pretende aprender speedruns em jogos mais atuais, como Yooka-Laylee que saiu este ano e é similar ao Banjo-Kazooie, lançado para Nintendo 64 em 1998. 

Os treinos são transmitidos em seu canal FURiOUS na Twitchum site de transmissões ao vivo popular entre jogadores e fãs de games. Quem tem interesse em saber como finalizar os jogos da forma mais rápida possível pode participar da comunidade Speedruns Brasil, na qual são compartilhadas informações sobre assunto.

Leia também:

O peso do pequeno: micro-influenciadores digitais ganham força na Internet

Pescador artesanal do Sul de SC cria disque-peixe e clientes fazem pedido pelo Whatsapp 

Atari é relançado no Brasil em formato retrô, com 101 jogos clássicos e custando $ 499 





Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioRoberto Alves: Maurinho foi determinante para a vitória do Avaí https://t.co/P9jjTae91Chá 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí homenageia Marquinhos pela artilharia da Ressacada https://t.co/DyN0IU73KBhá 5 horas Retweet
O Sol Diário
Busca