Cerca de 10 mil pessoas já tomaram a vacina contra a gripe A em Blumenau - Cidades - O Sol Diário
 
 

Saúde24/04/2017 | 19h04Atualizada em 24/04/2017 | 19h04

Cerca de 10 mil pessoas já tomaram a vacina contra a gripe A em Blumenau

Campanha de vacinação contra o H1N1 começou há uma semana em todo o Brasil

Cerca de 10 mil pessoas já tomaram a vacina contra a gripe A em Blumenau Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

A primeira semana da campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 fechou em Blumenau com quase 10 mil doces aplicadas nas 47 unidades de saúde do município que contam com sala de vacinação.

Segundo a secretaria de Saúde, dos cerca de 30 mil idosos identificados para receber a imunização, 7,7 mil já tinham se vacinado até a última quinta-feira. Entre os 39 mil doentes crônicos, pouco mais de 2,5 mil buscaram a vacina.

A expectativa da secretaria é imunizar em Blumenau 109 mil pessoas que fazem parte dos chamados grupos prioritários — além dos idosos e doentes crônicos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram parto em até 45 dias), crianças com idade entre seis meses e quatro anos e trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza terá o seu Dia "D" em 13 de maio, quando todas as unidades de Blumenau terão vacina disponível para os grupos prioritários. A vacinação segue até o dia 26 de maio.

A equipe da Vigilância Epidemiológica orienta que para evitar a gripe, além da vacina é importante que, com a chegada dos dias mais frios e úmidos, as pessoas evitem ambientes fechados, lavem as mãos com frequência e procurem espirrar em um lenço ou no cotovelo.

O Sol Diário
Busca