Depois de chuva no Litoral e seca no Oeste, outono deve ser típico em SC - Cidades - O Sol Diário

De olho no tempo05/04/2017 | 13h15Atualizada em 05/04/2017 | 13h15

Depois de chuva no Litoral e seca no Oeste, outono deve ser típico em SC

A previsão é de chuva e temperaturas próximas à média em boa parte do Estado durante este trimestre

Depois de chuva no Litoral e seca no Oeste, outono deve ser típico em SC Lucas Correia/Agência RBS
Foto: Lucas Correia / Agência RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Após três semanas de chuva no litoral de Santa Catarina e período de seca no Oeste e Meio-Oeste, os próximos meses de outono devem ser típicos da estação. Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a previsão é de chuva e temperaturas próximas à média em boa parte do Estado durante este trimestre. Já no Oeste, a chuva pode ficar ligeiramente abaixo da média. O período deve ser marcado por um mês mais seco com outro mais chuvoso.

Durante o outono, as chuvas diminuem em relação aos meses de verão, ficando com valores de 120 a 200 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, e de 80 e 140 mm do Planalto ao Litoral. Em geral, as chuvas são causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Quanto a temperatura, a previsão é de valores próximos à média no trimestre. Em abril, as massas de ar frio devem baixar gradativamente a temperatura com geada mais fraca no início da estação, principalmente no Planalto Sul. A partir de maio, as massas de ar devem chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com chance de geada ampla em Santa Catarina. 

Leia também:

Frente fria traz nuvens e chuva para Santa Catarina nesta quarta-feira

Entenda como se forma o arco-íris duplo visto em Itajaí neste domingo

Com 4,8ºC, Urupema registra menor temperatura do ano em SC

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos espera desfecho no fim de ano para saber se fica no Figueirense https://t.co/9m8qKDwMdVhá 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioInvestidores do Figueirense dizem que vão processar Alex Bourgeois, ex-CEO https://t.co/nBuqVynGoXhá 6 horas Retweet
O Sol Diário
Busca