Escâneres instalados em penitenciárias atenderão 60% dos presos de Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário
 
 

Segurança04/04/2017 | 11h03Atualizada em 04/04/2017 | 14h27

Escâneres instalados em penitenciárias atenderão 60% dos presos de Santa Catarina

No universo da população carcerária catarinense, visitas para 7.800 presos continuarão sendo feitas manualmente.

Diário Catarinense
Diário Catarinense

Os escâneres corporais que começaram a ser instalados nos presídios de Santa Catarina nesta segunda-feira terão capacidade para atender 60% dos visitantes de detentos no Estado. Segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap), até o começo de maio, 14 unidades contarão com 12 aparelhos nas salas de revistas. No universo da população carcerária catarinense - que conta com 18.800 detentos, as revistas para 7.800 presos continuarão sendo feitas manualmente. 

A demora para o serviço começar a funcionar se deu porque as empresas que perderam a licitação em 2016, ingressaram com recursos negados pelo Estado, e depois com mandados de segurança. Somente em dezembro, o Deap conseguiu notificar a empresa ganhadora, assinar os contratos e comprar os aparelhos. 

Familiares de detentos fizeram protestos durante a segunda-feira em unidades de segurança de SC Foto: Betina Humeres / Agência RBS

Polêmico, o procedimento de fiscalização feito pelos agentes prisionais foi a principal reivindicação feita por esposas, filhas e mães de presos em frente aos complexos de SC durante segunda-feira. Além dos adultos, crianças e bebês que visitam familiares também passam pela revista. Mas apesar dos protestos, a instrução normativa 01/2010 do Deap torna a prática permitida. 

Ouvido pelo DC ontem, o juiz corregedor em Joinville, João Marcos Buch, considera a revista vexatória. Segundo o magistrado tentou derrubar a prática em 2013, mas um mandado de segurança impetrado pelo Deap e pelo Ministério Público no Tribunal de Justiça ainda permite a revista. 

Leia mais notícias:
Revista íntima em crianças volta a causar polêmica em Santa Catarina

O Sol Diário
Busca