Primeiro navio de cruzeiros chega a Balneário Camboriú nesta quinta - Cidades - O Sol Diário

Turismo05/04/2017 | 19h10Atualizada em 05/04/2017 | 20h14

Primeiro navio de cruzeiros chega a Balneário Camboriú nesta quinta

MSC Preziosa vem com 4,3 mil passageiros e 1,5 mil tripulantes a bordo

Primeiro navio de cruzeiros chega a Balneário Camboriú nesta quinta Guto Kuerten/Agencia RBS
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Balneário Camboriú estreia nesta quinta-feira no circuito nacional dos cruzeiros marítimos. A chegada do navio MSC Preziosa, um gigante de 333 metros de comprimento, está prevista para as 8h da manhã em uma manobra-teste que envolverá um grande aparato. Embarcações da Marinha, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Polícia Federal acompanharão de perto a ancoragem do navio e a movimentação dos tênderes — pequenos barcos que trarão os turistas e a tripulação até o Molhe da Barra Sul.

A Marinha pediu que a empresa Bontur, responsável por trazer o navio a Balneário, e a MSC, que mantenham barcos menores na água para ajudar a afastar possíveis curiosos. A possibilidade de aproximação de embarcações não autorizadas é considerada porque a chegada do navio é um fato inédito, que por certo atrairá barcos de todos os tamanhos.

Para conseguir autorização para a manobra-teste, a Bontur, empresa do Grupo Tedesco, dona do Parque Unipraias, precisou atender a uma série de exigências dos órgãos federais. A última batimetria para avaliar a profundidade da área de ancoragem, por exemplo, é do mês passado.

A Marinha também determinou que a MSC apresentasse um plano de fundeio, identificando os pontos onde o navio vai passar. A exigência para a ancoragem é de uma folga de dois metros abaixo da quilha da embarcação. Segundo o delegado da Capitania dos Portos em Itajaí, Alekson Porto, há segurança para a manobra. 

A expectativa é em relação às condições do mar. Caso não sejam apropriadas, o navio pode seguir viagem sem fazer a escala. Mas tudo indica que o Preziosa encontrará mar de almirante em Balneário Camboriú.

Turismo

O Preziosa chega a Balneário Camboriú com 4,3 mil passageiros e 1,5 mil tripulantes. No trade turístico, a expectativa é das melhores. A Secretaria de Turismo, em parceria com entidades empresariais, preparou o receptivo de olho na promoção de Balneário como destino. A ideia é estimular os passageiros a voltarem para conhecer melhor a cidade. 

Sonho 

O empresário Julio Tedesco mal continha a ansiedade ontem. O projeto da Tedesco para receber navios em Balneário Camboriú já vem desde 2008 e ele diz que está realizando um sonho. O próximo passo será a autorização definitiva para receber os navios de cruzeiro, que tramita na Antaq em Brasília. De antemão, já há 30 escalas programadas a partir de novembro. 

Regionalizado

Na lista de passeios comprados a bordo pelos passageiros do Preziosa estão o Parque Unipraias, o Beto Carrero World e um tour por Blumenau. Sinal de que o turismo de navios de cruzeiro pode trazer resultados positivos não apenas para Balneário, mas para toda a região. 

"Turismo profissional trará ganhos para Balneário Camboriú¿  

ENTREVISTA: Francisco Barão, presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau 

O trade turístico está animado com a chegada do navio?
A nossa avaliação desse movimento, no Convention, é que deve abrir uma oportunidade de promoção de destino, mais até do que de ganho direto. Temos que oferecer o melhor de Balneário em um dia de estadia.

De que forma o Convention participa desse momento?
Fazemos parte do grupo organizador do receptivo, temos uma cadeira no Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O momento é importante, estamos no início de nova gestão, em ritmo de discussão de novos atrativos pra cidade. A mobilização em torno desse evento é vista de forma muito positiva.

Há dois projetos para receber transatlânticos. Qual deles tem o apoio do Convention?
Não temos uma posição partidária, não somos agentes diretos nesse processo. Levantamos a bandeira de que equipamentos de primeiro mundo, de turismo profissional, vão trazer ganhos para o nosso turismo. Mas vejo que se trata de um momento único, considerando o governo do Estado, município e sociedade. O que a sociedade quiser, vai acontecer.

Balneário precisará de um bom receptivo nesta quinta para se manter no mercado de cruzeiros?
O que garante a cidade nesse mercado é a capacidade instalada que já temos, a área de orla propícia, com posição boa (para o fundeio), atrativos no desembarque, como o Parque Unipraias, que tem uma estrutura de primeiro mundo. O turismo de transatlânticos é algo que veio para ficar, o sucesso já está garantido.

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEscola de palhoça onde estudava criança vítima de meningite retorna às aulas nesta segunda https://t.co/tzZkqGJ86chá 1 minutoRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEscola onde menino vítima de meningite em Palhoça estudava retorna às aulas nesta segunda https://t.co/okuE423OVAhá 46 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros