Santa Catarina registra segunda morte por gripe A de 2017 - Cidades - O Sol Diário

Influenza18/04/2017 | 18h54Atualizada em 18/04/2017 | 19h39

Santa Catarina registra segunda morte por gripe A de 2017

Estado teve 14 casos de influenza A e um de B até o dia 8 de abril

Santa Catarina registra segunda morte por gripe A de 2017 Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Santa Catarina registrou mais uma morte por gripe A neste ano. Depois da vítima de Lages, portadora de Diabetes Miellitus, um morador de Florianópolis morreu por complicações causadas pelo vírus H3N2. Com doença cardiovascular crônica e obesidade, o paciente fazia parte do grupo de risco. 

O Estado já registrou 14 casos de influenza A e um de B até o dia 8 de abril, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC). Das hospitalizações por gripe A, 12 foram pelo vírus H3N2 - que deve ser o predominante neste ano -, um de H1N1 e outro ainda em análise.   

Os municípios que apresentaram casos confirmados pelo vírus influenza foram: Blumenau (dois casos), Florianópolis (dois), Sangão (dois), Balneário Camboriú (um), Chapecó (um), Imbituba (um), Itajaí (um), Lages (um), Mafra (um), Palhoça (um), e Tunápolis (um), e um caso residente no estado do Paraná.

O monitoramento dos casos de influenza indica que no período de 2012 a 2015 o aumento na detecção de casos sempre iniciava na última semana do mês de abril. Já em 2016, houve um aumento de casos confirmados a partir do dia 28 de fevereiro. Em 2017, até o momento, os casos apresentados estão dentro do esperado para o período, informa a Dive-SC.

Campanha de vacinação

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra gripe em Santa Catarina começou no dia 17 de abril, sendo o dia 13 de maio o dia "D" de mobilização nacional. Até o dia 21 de abril, a vacina está disponível apenas para os idosos e pessoas com doenças crônicas. Depois, até o dia 26 de maio, será para todos os grupos prioritários. Para conferir onde se vacinar e ter mais informações acesse aqui.

Prevenção contra a gripe é essencial

Além da vacinação, há outras ações de prevenção contra gripe que devem ser mantidas. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares também é essencial. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.


Leia também:

H3N2, outro subtipo da gripe A, deve predominar em SC e reforça alerta para vacinação de crianças e idosos 

Santa Catarina registra primeira morte por gripe A de 2017

Meta é vacinar 1,6 milhão de catarinenses contra gripe em 2017

Idosos e doentes crônicos serão os primeiros a receber vacina na campanha contra gripe em SC


Meta é vacinar 1,6 milhão de catarinenses contra gripe em 2017



 
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros