Defesa Civil recomenda cuidados em razão da chuva neste final de semana em SC - Cidades - O Sol Diário
 
 

Tempo27/05/2017 | 10h36Atualizada em 27/05/2017 | 11h18

Defesa Civil recomenda cuidados em razão da chuva neste final de semana em SC

Passagem de uma frente fria nos próximos dois dias pode trazer prejuízos para cidades do Estado

Defesa Civil recomenda cuidados em razão da chuva neste final de semana em SC Defesa Civil/Divulgação
Defesa Civil registrou queda de granizo no Alto Vala de SC na noite do último sábado Foto: Defesa Civil / Divulgação

A chance de tempestades com descargas elétricas e granizo em Santa Catarina fez a Defesa Civil emitir um comunicado com recomendações sobre o tempo no Estado. Segundo o órgão estadual, a passagem de uma frente fria nos próximos dois dias pode trazer deslizamentos e prejuízos para cidades do Oeste ao Litoral Sul. 

Leia mais:
Sábado é de chuva e risco de temporal em parte do Estado

Na noite de ontem, as fortes chuvas já causaram estragos no Alto Vale de SC. Ao menos seis galpões tiveram os telhados parcialmente destruídos no município de Vidal Ramos. Para tentar minimizar os danos, coordenadores regionais da Defesa Civil também acompanham a situação nas regiões nesta manhã de sábado.

Leia as recomendações :

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.

Enxurradas: não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense

O Sol Diário
Busca