Distribuição de água na Grande Florianópolis deve ser normalizada nesta segunda - Cidades - O Sol Diário
 
 

Estragos da chuva22/05/2017 | 11h41Atualizada em 22/05/2017 | 19h47

Distribuição de água na Grande Florianópolis deve ser normalizada nesta segunda

A principal adutora está praticamente reinstalada, mas Casan pede que a população mantenha uso mínimo de água

Diário Catarinense
Diário Catarinense
Foto: Casan / Divulgação

Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou na manhã desta segunda-feira que a maior, das três adutoras que romperam na madrugada de domingo, está praticamente reinstalada. As estruturas foram danificadas após deslizamentos de terra, comprometendo o abastecimento de água na Grande Florianópolis. A expectativa é que distribuição comece a ser normalizada a partir do meio-dia.

>>>Atualização: Regularização do abastecimento de água na Grande Florianópolis é adiada para esta terça-feira

Uma equipe de 23 pessoas, com auxílio de três escavadeiras hidráulicas e um caminhão, passou a noite junto à margem do Rio Pilões trabalhando na recuperação das estruturas rompidas. Três adutoras foram danificadas - com 800mm, 600mm e 500mm - o conserto da maior e principal delas deve ser finalizado nesta segunda-feira. Depois, as equipes passam a trabalhar nas outras duas adutoras, consideradas complementares.

Foto: Casan / Divulgação

Segundo a Casan, uma cratera de quase 10 metros de profundidade por 15 metros de largura se abriu no local onde estão escoradas as tubulações, desestabilizando-as em meio ao matagal. A operação de conserto em Santo Amaro da Imperatriz começou na manhã de domingo. 

Sem as adutoras, que conduzem a água bruta do Rio Pilões, a Grande Florianópolis foi abastecida com a água captada junto ao Rio Cubatão, o que representou uma queda de 50% da vazão. Segundo a Casan, a redução do abastecimento prejudica principalmente casas localizadas em pontos mais altos ou que não possuem caixas d'água.

Mesmo com o conserto da adutora principal, a companhia pede que população mantenha um uso mínimo de água, da maneira mais racionada possível. Algumas áreas mais altas, ou pontas de rede da Região Metropolitana, podem enfrentar dificuldades de abastecimento ou intermitências ao longo do dia.

Leia também:

Restabelecimento total de água na Grande Florianópolis ocorrerá na segunda-feira à tarde

Abastecimento de água é prejudicado na Grande Florianópolis por rompimento de adutoras

Em 24 horas, cidades de SC registram mais da metade da chuva esperada

able>
O Sol Diário
Busca