Mais de 115 mil catarinenses se vacinam no Dia D contra a gripe - Cidades - O Sol Diário

Xô, gripe!13/05/2017 | 19h51Atualizada em 13/05/2017 | 19h58

Mais de 115 mil catarinenses se vacinam no Dia D contra a gripe

Com campanha realizada neste sábado, Vigilância calcula que 67% da população-alvo já se vacinou contra gripe, mas objetivo é chegar a 90%

Mais de 115 mil catarinenses se vacinam no Dia D contra a gripe Diorgenes Pandini/Agência RBS
De acordo com a Dive, cerca de 60% dos moradores de Florianópolis já garantiram a prevenção contra a gripe  Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Seja em posto de saúde ou em locais turísticos, como o Mercado Público, mais de 115 mil catarinenses reservaram o sábado para se prevenir contra gripe no dia D. O número é resultado da força-tarefa montada pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) para a campanha do Ministério da Saúde de vacinação contra o vírus influenza. Desde o começo da campanha, dia 17 de abril, cerca de 67% do total de 1,6 milhão de pessoas foram vacinadas. O objetivo é chegar a 90% até o dia 26 de maio, quando termina a campanha.

No Dia D neste sábado, Santa Catarina teve 1,2 mil salas de vacinação em todos os municípios. A gerente de imunização da Dive, Vanessa Pereira, comemorou os números do sábado, mas diz que a meta de 90% ainda está distante:

— Até sexta-feira estávamos com 52% da meta de pessoas vacinadas, então conseguimos subir para 67% em apenas um dia. Isso é bom, mas as pessoas precisam participar mais. O Estado já teve oito óbitos por gripe — alerta a especialista. 

Concórdia é o município com melhor percentual de pessoas vacinadas: 81%. Já Lages está na última posição, com apenas 57%. Devem se vacinar crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos), trabalhadores de saúde, professores, indígenas, detentos e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais.

A dose oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) previne contra os vírus influenza do tipo A, que inclui o H3N2, responsável pelas oito mortes neste ano no Estado, e do tipo B. A campanha de vacinação contra gripe segue até dia 26 de maio. 

Leia mais:
Saiba onde se vacinar contra gripe neste sábado em SC

Prevenção contra a gripe é essencial

Além da vacinação, há outras ações de prevenção contra gripe que devem ser mantidas. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares também é essencial. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.

Leia mais notícias:
Confira os locais de vacinação contra a gripe no Dia D em Florianópolis
Saiba onde se vacinar contra gripe neste sábado em Santa Catarina 
"Brasil é modelo na imunização contra influenza", diz pesquisadora do instituto que produz a vacina

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioZagueiro do Figueirense, Ferreira diz que há um sentimento de angústia pela posição do time na tabela https://t.co/DEsxITHWeShá 7 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioOperação tenta conter incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho  https://t.co/ln2zhIXxvRhá 36 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros