SC tem o dobro da média nacional de cidades com ginásios em escolas, aponta IBGE   - Cidades - O Sol Diário
 
 

Bem-estar24/05/2017 | 21h06Atualizada em 24/05/2017 | 21h06

SC tem o dobro da média nacional de cidades com ginásios em escolas, aponta IBGE  

No Estado, 61% das municípios têm colégios municipais com ginásios, piscinas, campo de futebol ou pista de atletismo; no país são 27,3%

SC tem o dobro da média nacional de cidades com ginásios em escolas, aponta IBGE   Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Das escolas com estruturas esportivas em SC, 94,9% têm ginásio Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Santa Catarina se destaca quando o assunto é estruturas esportivas dentro de escolas. É o que mostram dados do Suplemento de Esporte do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2016, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 61% das cidades catarinenses têm escolas municipais com ginásios, piscinas, campo de futebol ou pista de atletismo. No país essa média é de 27,3%; na região Sul é 47%.

O estudo mostra que a maioria dessas unidades em SC contam com ginásio (94,9%), seguido por campo de futebol (4%), piscina (0,4%) e pista de atletismo (0,7%). Na rede estadual, SC tem 719 escolas instalações esportivas. A coordenadora da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Bárbara Cobo Soares, diz ainda que SC se destacou na realização de eventos esportivos em 2016. Enquanto no país, 97,8% dos municípios realizaram alguns desses eventos, em SC essa taxa foi de 99%.

A modalidade olímpica mais presente foi o futebol (presente em eventos de 83,1% dos municípios de SC). Em seguida vem o voleibol (62,7%) e atletismo (51,5%) A modalidade paralímpica mais presente em eventos catarinenses foi o atletismo (11,2% dos municípios), seguida de bocha (8,1%). Já a modalidade não-olímpica mais presente foi o futsal, presente em eventos de 88,5% dos municípios de SC.

Bárbara lembra que apenas o Estado de Santa Catarina declarou não possuir nenhuma instalação esportiva de sua propriedade. Das 26 Unidades da Federação com instalações esportivas, 25 informaram a existência de campo ou estádio; 24, de ginásio; e 14, de quadra de esporte. Porém a coordenadora acredita que SC tem dado condições para que municípios tenham suas estruturas. Prova disso é que 94,9% dos municípios catarinenses contam com local para prática de esportes. Em SC, eram 1006 instalações em 280 municípios: 86,8% das cidades possuíam ginásio, 61,4% campo ou estádio, e 26,4% têm quadra esportiva.  

Leia também:

Organizações lutam contra projeto de lei que torna crime hediondo a transmissão intencional do HIV

Novo medicamento contra HIV será oferecido pelo SUS

SC ocupa a segunda posição em doação de leite materno no país

O Sol Diário
Busca