Símbolo de Florianópolis, Ponte Hercílio Luz completa 91 anos  - Cidades - O Sol Diário

Aniversário13/05/2017 | 19h00Atualizada em 13/05/2017 | 19h00

Símbolo de Florianópolis, Ponte Hercílio Luz completa 91 anos 

Quase centenário, cartão postal de Florianópolis faz aniversário de inauguração neste sábado (13) e passou mais de um terço da existência em obras; Governo promete reabertura em 2018

Símbolo de Florianópolis, Ponte Hercílio Luz completa 91 anos  Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Ponte Hercílio Luz passa por mais uma obra de restauração e deve voltar a ser utilizada no final de 2018, segundo Governo Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Neste 13 de maio o monumento de mais de 4 mil toneladas, ou apenas Ponte Hercílio Luz para os íntimos, completa 91 anos de sua inauguração. O principal cartão postal de Florianópolis passa por mais uma reforma, que a população espera ser a última, para enfim voltar a receber pedestres que pretende entrar ou sair da Ilha de Santa Catarina. Já são 34 anos de espera, com obras intermináveis. O Governo do Estado promete devolver a ponte Hercílio Luz para a população no segundo semestre de 2018. 

Várias tentativas de reforma foram feitas nos mais de 30 anos que a ponte ficou parada, com gastos que ultrapassaram as centenas de milhões de reais. O atual contrato com a empresa portuguesa Empa prevê um investimento de R$ 274 milhões para deixar a ponte em condições de uso. No começo des te ano, uma das fases mais delicadas dessa obra histórica foi realizada com sucesso, a suspensão do vão central para a colocação de molas. 

O engenheiro fiscal da obra da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallévy, explica que as equipes trabalham no reforço de todas as fundações para preparar a obra para receber o peso extra da estrutura provisória que vai sustentar as barras de olhal, para que estas barras possam ser trocadas em uma etapa mais adiante.

— Estamos avançando visivelmente na construção da estrutura que fará o suporte temporário das barras de olhal. Todos estão imbuídos da missão de entregar a ponte para a população de Santa Catarina em 2018 — destaca.

A ordem de serviço com a Empa para os trabalhos foi assinada em abril de 2016, com prazo de execução previsto em 30 meses, o que aponta a conclusão das obras no segundo semestre de 2018. Quando reaberta, terá duas vias para receber veículos e espaço para ciclistas e pedestres.

Leia também:
Edital prevê ponte Hercílio Luz exclusiva para BRT
Órgãos admitem falta de plano em caso de colapso da Ponte Hercílio Luz
Investigação aponta gasto de R$ 563 milhões na reforma da ponte Hercílio Luz
MPTC já investigava desperdício na ponte
Os quatro obstáculos que cercam a restauração da Hercílio Luz

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da temporada https://t.co/dBc8O6rWl7há 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da Série B https://t.co/o6LhPdZ4FJhá 6 horas Retweet
O Sol Diário
Busca