Sisu 2017: Veja a nota de corte dos cursos mais procurados em SC - Cidades - O Sol Diário
 
 

Ensino superior31/05/2017 | 10h54Atualizada em 31/05/2017 | 12h00

Sisu 2017: Veja a nota de corte dos cursos mais procurados em SC

Universidade Federal da Fronteira Sul, Instituto Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina oferecem 933 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Sisu 2017: Veja a nota de corte dos cursos mais procurados em SC Site do Mec/Reprodução
Foto: Site do Mec / Reprodução
Diário Catarinense
Diário Catarinense

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (31) as notas de corte atualizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema. Para consultar, o candidato deve ir à seção "pesquisar vagas" no site do Sisu e clicar na opção desejada.

A nota é calculada diariamente com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. É a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionado para o curso. O candidato que já fez a inscrição poderá consultar a própria classificação parcial na opção do curso escolhida.

O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga.

Tomando como base o histórico de cursos mais procurados no Sisu, o Diário Catarinense compilou notas de corte nas instituições catarinenses (Universidade Federal da Fronteira Sul, Instituto Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina), que oferecem 933 vagas pelo sistema. Confira:

Medicina
UFFS: 786,98

Educação Física
Udesc: 670,94 (licenciatura) / 681,42 (bacharelado)

Direito
Nenhuma universidade catarinense que participa desta edição do Sisu dispõe desse curso

Administração
Udesc: 699,76
UFFS: 658,14

Pedagogia
Udesc: 649,68
UFFS: 604,46

Também chamam a atenção outros cursos bastante disputados em vestibulares tradicionais, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Petróleo, Fisioterapia e Medicina Veterinária. Veja:

Arquitetura e Urbanismo
Udesc: 712,40

Engenharia de Petróleo
Udesc: 716,56

Fisioterapia
Udesc: 730,10

Medicina Veterinária
Udesc: 717,38

As inscrições começaram na última segunda-feira e vão até a quinta-feira, 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2016 e não ter tirado 0 na redação. Mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado. O candidato pode fazer até duas opções de curso e alterá-las até o fim do prazo de inscrição.

Na terça, um problema no sistema pode ter afetado 600 mil candidatos. Segundo o ministério, a situação foi normalizada e os estudantes atingidos orientados a trocar de senha.

Ao todo, são ofertadas neste semestre 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nessa data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

UFSC não participa desta edição

Maior do Estado, a Universidade Federal de Santa Catarina não participa desta edição do Sisu. Segundo presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSC (Coperve), Maria Luiza Ferraro, a instituição já ofereceu todas as vagas do Sisu, tanto para o primeiro semestre quanto para o segundo, no processo seletivo realizado no início do ano. 

Por isso, não é possível localizar cursos da universidade no sistema do Ministério da Educação. Desde 2016, a UFSC destina 70% das vagas para aprovados em vestibular e 30% para ingressos pelo Sisu. Nesta semana, a universidade também anunciou mudanças para o vestibular 2018.

Com informações de ZH e Agência Brasil

Leia também:
De Medicina a Engenharias: veja os cursos que oferecem vagas pelo Sisu em instituições públicas de SC

Universidades de SC criam disciplina para suprir déficit no ensino básico da matemática

Vestibular 2018: UFSC anuncia mudanças em provas, pesos de disciplinas e notas para aprovação

Entenda as mudanças do Vestibular UFSC 2018

O Sol Diário
Busca