Últimos dias de maio são de chuva persistente em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário
 
 

Umidade elevada28/05/2017 | 18h44Atualizada em 28/05/2017 | 19h38

Últimos dias de maio são de chuva persistente em Santa Catarina

Meio Oeste e Litoral Sul do Estado catarinense vão observar os maiores volumes de precipitação, que devem ficar entre 20 e 40 mm

Últimos dias de maio são de chuva persistente em Santa Catarina Betina Humeres/DC
Sul, Litoral, Norte e Vale terão sol na quinta-feira, enquanto o tempo bom vai predominar em todo o Estado somente na sexta e sábado Foto: Betina Humeres / DC
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A chuva não deve dar trégua ao longo dos últimos dias de maio em Santa Catarina. Depois de um fim de semana de umidade elevada no Estado, as cidades catarinenses, que já registraram alagamentos e deslizamentos terão de permanecer em alerta. O sol só deve voltar a aparecer na próxima quinta-feira, 1º de junho. 

A persistência da precipitação é confirmada pela Epagri Ciram, que destaca que a chuva ocorrerá de moderada a localmente forte em todas as regiões, especialmente do Meio Oeste ao Litoral Sul.

— Os indicativos são de que os últimos dias do mês de maio sejam de tempo úmido e chuva frequente em SC, com previsão de volume elevado até a próxima quarta-feira — salienta o meteorologista Erikson de Oliveira. 

Conforme o órgão estadual, o acumulado de chuva no período é de 20 a 40 mm no Estado. O meteorologista Leandro Puchalski, por sua vez, lembra que o mês já apresenta níveis de precipitação acima da média em boa parte das cidades catarinenses. O especialista reforça a necessidade de atenção nos municípios localizados em áreas ribeirinhas e de encostas ao longo dos próximos dias. 

— A chuva até diminui um pouco [na segunda-feira], mas o sol aparece só com algumas aberturas, porque as nuvens seguem predominando, sobretudo nas cidades próximas do RS. Tenho que alertar que ainda chove, mas essa chuva chama mais atenção ainda na terça e quarta-feira. Isso porque tem previsão de chuva forte em alguns períodos — diz. 

Defesa Civil recomenda atenção nos próximos dias

Apesar de avaliar a situação das últimas horas como controlada, a Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população para que permaneça atenta ao longo dos próximos dias, especialmente aqueles que vivem em áreas de risco. A atenção deve ser maior entre terça e quarta-feira, quando a chuva avança com intensidade a partir da porção Sul do Estado. São três rios que demandam maior atenção, de acordo com o gerente de monitoramento e alerta, Frederico de Moraes Rudorff.

— A situação é de alerta no Vale do Itajaí. Em Rio do Sul, nós fizemos algumas ações preventivas em áreas ribeirinhas. Não só lá, mas também no Rio do Peixe e no Rio Tijucas, que estão próximos a transbordar. Então a chance de escorregamento, principalmente por conta do solo encharcado e dos volumes previstos para os próximos dias, e inundações permanecem — prevê. 

Confira a previsão do tempo detalhada por dia em SC:

Segunda-feira (29/05) - ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: Variação de nuvens e pancadas de chuva no decorrer da tarde e noite em todas as regiões. Segue o risco de temporal localizado no período da tarde e noite.
Temperatura: Segue amena, sem grande variação devido à nebulosidade.
Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.
Sistema: Sistema de baixa pressão influenciando SC.

Terça-feira (30/05) - ATENÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS

Tempo: Muitas nuvens em todas as regiões, com chuva a partir da tarde se estendendo também para a noite. Maior volume de chuva nas regiões de divisa com o RS.
Temperatura: Segue sem amena sem grande variação.
Vento: sudeste a nordeste, moderado com rajadas.

Quarta-feira (31/05) - ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com temporais localizados. Atenção para alto volume de chuva e ventos fortes podendo atingir principalmente o Planalto Sul e Litoral. A partir da tarde a chuva diminui no Oeste e à noite nas demais regiões.
Temperatura: Amena.
Vento: nordeste a sudoeste, moderado a forte com rajadas.

Quinta-feira (01/06)

Tempo: Tempo seco com diminuição gradativa da nebulosidade no decorrer do dia em todas as regiões do Estado devido à chegada de uma massa de ar frio e seco.
Temperatura: Amena pela manhã e à tarde e em queda significativa a partir da noite devido à chegada da massa de ar frio.
Vento: sudoeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de junho de 2017

Nos dias 02 a 04/06, uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme com sol, poucas nuvens e temperatura baixa em SC, com condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. No restante do período, há indicativos de chuva nos dias 05 a 08/06 e de nova queda de temperatura a partir do dia 09 ao dia 11.

Fonte: Epagri Ciram e Defesa Civil de SC

Leia também:
Chuva causa alagamentos e deslizamentos nas cidades de SC

Defesa Civil recomenda cuidados em razão da chuva neste fim de semana em SC

Chuva causa deslizamentos e deixa cidades em estado de alerta no Vale do Itajaí

Domingo é de muitas nuvens e chuva em Santa Catarina

O Sol Diário
Busca