Veja a programação da Semana do Microempreendedor Individual do Sebrae em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Serviço08/05/2017 | 10h17Atualizada em 08/05/2017 | 10h17

Veja a programação da Semana do Microempreendedor Individual do Sebrae em Santa Catarina

Semana do MEI ocorre entre 8 e 13 de maio e contempla uma série de cursos gratuitos e consultorias personalizadas em todo o Estado

Veja a programação da Semana do Microempreendedor Individual do Sebrae em Santa Catarina Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Entre os dias 8 e 12 de maio, o Sebrae/SC realiza em diversas cidades do Estado a 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual. A programação da Semana do MEI é voltada aos microempreendedores individuais e àqueles trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios. Estão previstas uma série de cursos gratuitos e consultorias personalizadas. 

As orientações e os cursos serão feitos nos pontos de atendimento do Sebrae/SC em todo Estado (agências e tenda de rua), das 9h às 18h, de segunda a sexta. Em Florianópolis, por exemplo, o atendimento também será realizado no sábado, 13, das 9h às 12h, na tenda que será montada em frente ao Ticen.

Em 2017, um dos focos da Semana do MEI é alertar o empresário sobre o valor da educação financeira. 

— Algumas palestras pelo estado terão esse tema para incentivar o microempreendedor individual a ter uma nova visão sobre as finanças. O Sebrae/SC quer alertar sobre a importância de saber administrar a vida financeira de uma empresa e mostrar ao empresário que é fundamental que as contas da empresa sejam separadas das contas pessoais — comenta o Gestor Estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio.

Além disso, durante a Semana, o microempreendedor individual terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC. 

— Todos os anos, além da declaração de rendimentos de pessoa física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada (DASN-SIMEI). Essa declaração deve ser enviada até o dia 31 de maio e a equipe do Sebrae/SC estará à disposição para dar todo o apoio aos empresários no envio desse documento — comenta Diego.

Santa Catarina possui atualmente mais de 250 mil microempreendedores individuais formalizados. O número é bastante significativo para a economia do Estado, já que representa cerca de 50% do total de empresas formalizadas. 

— Durante a semana, teremos uma equipe que irá auxiliar na formalização de novos microempreendedores individuais. Além disso, iremos apoiar aqueles que são MEIs a verificar suas pendências e regularizar sua situação fiscal, já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do MEI — explica Diego.

Formalização

Durante a programação da Semana do MEI, os interessados poderão se formalizar gratuitamente. Confira os documentos necessários para formalização:

  • — CPF;
  • — Carteira de identidade;
  • — Consulta prévia realizada e aprovada pela prefeitura;
  • — Título de eleitor ou número do recibo de imposto de renda (se houver);
  • — Comprovante de endereço.

  • Fique atento: você deve levar a consulta prévia, ou seja, a autorização da Prefeitura para registrar a empresa no local desejado.

Programação presencial

Em Santa Catarina, o evento estará nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste. Cada regional será responsável pela programação. Veja abaixo a agenda de eventos.

Emissão de notas fiscais eletrônicas cresce em SC e demonstra procura pela formalização dos "frilas"

Saiba por que muitos joinvilenses estão se tornando microempreendedor individual (MEI)

Imposto de renda 2017: como o microempreendedor individual deve declarar?

Lei que autoriza registrar empresa no endereço de casa estimula microempreendedorismo em SC


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioHercílio Luz fica mais próximo do acesso e briga esquenta na outra semi https://t.co/oChe7OqIRrhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioConcórdia e Hercílio Luz ficam mais próximos do acesso à elite de SC https://t.co/KgVBHKWZmKhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros