Barragem de Ituporanga, no Alto Vale, fica totalmente cheia e começa a verter - Cidades - O Sol Diário

Chuvas em SC05/06/2017 | 08h14Atualizada em 05/06/2017 | 11h01

Barragem de Ituporanga, no Alto Vale, fica totalmente cheia e começa a verter

Na manhã desta segunda-feira, 1,33m de água passavam por cima da estrutura por conta da alta quantidade de chuva

Barragem de Ituporanga, no Alto Vale, fica totalmente cheia e começa a verter Tahuana Weber / Defesa Civil SC/Defesa Civil SC
Água passou sobre a barragem na manhã desta segunda-feira Foto: Tahuana Weber / Defesa Civil SC / Defesa Civil SC

O elevado volume de chuva registrado em Santa Catarina causa efeitos em diferentes regiões do Estado. No início da manhã desta segunda-feira, a barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, começou a verter. Às 7h, a estrutura estava totalmente cheia e com 1,33m centímetros de água vertendo. Isso significa que a partir de agora toda a quantidade acima da barreira vai passar sem contenção.

Leia também:
Defesa Civil de SC está em alerta diante da previsão de altos volumes de chuva

A Defesa Civil vai avaliar nas próximas horas se abre parte das cinco comportas para dar vazão à água acumulada. Em Taió, a barragem está com o reservatório 57% cheio e as sete comportas fechadas. A terceira barragem do Vale, em José Boiteux, está com 10% da sua capacidade ocupada e as duas comportas abertas.

Com o alto volume de chuva, 1,33m de água está passando pela barragem Foto: Thauana Weber / Defesa Civil SC

Com a grande quantidade de chuva, a Defesa Civil de Ituporanga cancelou as aulas na rede pública municipal e estadual de educação. Vão funcionar apenas as creches de período integral em regime de plantão. A SC-350, que liga Rio do Sul a Aurora está totalmente interditada por conta da água na pista.

Os efeitos da chuva no Alto Vale também cancelaram as aulas nas redes pública e particular na maior cidade do Alto Vale. Rio do Sul monitora os rios na região e elevou a cota de inundação para 12 metros no começo da manhã desta segunda-feira, ou seja, pessoas que moram em cotas abaixo desse número precisam deixar suas residências. O rio Itajaí-Açu chegou a 9,36 metros às 6h.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul recebe doações na Rua Verde Vale, 77, no bairro Canta Galo. As maiores necessidades são: leite, alimentos para consumo rápido, fraldas infantis descartáveis de todos os tamanhos, fraldas geriátricas descartáveis, absorventes, materiais de higiene (pasta de dente, sabonete, xampu, etc.), materiais de limpeza, poupas para crianças e adultos, roupas de cama, cobertores, travesseiros e ração para cachorro e gato.

Leia mais:
Em Rio do Sul, Itajaí-Açu sobe um metro em três horas
Rio do Sul cancela aulas da rede municipal e amplia cota de inundação


 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCeleiro de promessas do esporte, Joguinhos Abertos começam neste sábado em Caçador https://t.co/GNrWIuxFaphá 20 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí tem apenas uma troca na escalação para encarar o Cruzeiro https://t.co/X3omH2MnyFhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros