Chuva em SC: confira o número de pessoas atingidas, escolas sem aula, situação dos rios e barragens - Cidades - O Sol Diário

Monitoramento07/06/2017 | 18h59Atualizada em 07/06/2017 | 20h35

Chuva em SC: confira o número de pessoas atingidas, escolas sem aula, situação dos rios e barragens

As cidades com situação mais crítica até o momento são Rio do Sul e Lages. 90 municípios foram atingidos pelas cheias e alagamentos

Chuva em SC: confira o número de pessoas atingidas, escolas sem aula, situação dos rios e barragens Patrick Rodrigues/Agência RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agência RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Subiu para 29.350 o número de catarinenses afetados pela chuva. O Estado contabiliza 90 municípios atingidos, com 8,8 mil residências impactadas. No total, são 21.620 desalojados em casas de parentes e amigos e 2.667 em abrigos. 

Houve pouca mudança em relação ao balanço de terça-feira da Defesa Civil. As regiões mais atingidas seguem sendo o Alto Vale do Itajaí e Serra catarinense. Lages e Rio do Sul são as cidades mais afetadas pelas enchentes, com 406 e 1079 desabrigados, respectivamente.  

Desde o último domingo, 43 deslizamentos de terra foram contabilizados pela Defesa Civil em Santa Catarina. Essa é a ocorrência mais registrada pelo órgão estadual. Em relação à terça-feira, houve um deslizamento a mais registrado. 

Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra

Escolas

Os alunos, aos poucos, retornam às aulas em algumas cidades. Antes eram 89 mil alunos de 186 escolas da rede estadual sem aulas. Para esta quinta-feira, a previsão é que boa parte volte às aulas. Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação 41 escolas permanecerão sem aula. 

Seguindo orientações da Defesa Civil pelo menos de 17,3 mil alunos continuarão em casa. As cidades que continuam sem aulas na rede estadual é Abelardo Luz, Taió, Rio do Sul, Rio do Oeste, Agrolândia, Celso Ramos, Vargem e Faxinal dos Guedes. Além disso, algumas escolas também continuam sem aula: EEB Regente Feijó e EEB Cecília B H Cardoso, em Lontras;EIEB Laklano, em José Boiteux; EEB João Tolentino Junior, em Presidente Nereu; EEB São José, em Itapiranga; EEB Tancredo Neves e EEB Vereador Paulo França, em Ituporanga; EEB Walter Probst, em Aurora. 

A Secretaria de Educação de SC pede que os pais façam contato com as escolas para mais informações sobre o andamento das aulas. As escolas que tiveram suas aulas canceladas farão a reposição, em novo calendário a ser definido pela Gerência Regional de Educação e as escolas. 

Volume de chuva e nível dos rios

Desde o meio da tarde de terça-feira, os principais rios de Santa Catarina registraram redução dos níveis, segundo a Epagri/Ciram. Mas nas estações Rio Bonito, em Bocaina do Sul, e Rio Carahá, em Lages, o nível de água continuava subindo no final da tarde desta quinta-feira. No Rio Bonito, a condição ainda é considerada situação de emergência para enchente. Nos rios de Taió, Rio do Sul e Rio do Oeste a tendência é de continuar baixando, em  Otacílio Costa o nível é considerado estável. Rios como Timbó, Chapadão do Lageado, Canoas e Foz do Rio Negrinho, que na terça-feira apareciam com situação de atenção, agora estão com níveis dentro do considerado normal. 

Nos últimos quatro dias, os maiores acumulados de chuva foram na Serra catarinense em Campo Belo do Sul (236 mm), Bocaina do Sul (223 mm) e Lages (205 mm). Nas últimas 24 horas, assim como na terça-feira, choveu menos em SC, com os maiores volumes em Urupema (26 mm), Campo Belo do Sul (25 mm), Urubici (23 mm) e Rio Rufino (18 mm).

Barragens

Segundo a Defesa Civil, as barragens do Alto Vale estão desempenhando papel fundamental na prevenção de enchentes. Às 17h desta quarta-feira, a barragem Vale Sul, de Ituporanga, está totalmente cheia, vertendo cerca de 1,13 metro de água. A barragem Vale Oeste, de Taió, tem 79% do reservatório ocupado e opera com cinco comportas abertas. Em José Boiteux, a barragem voltou a operar na noite de segunda-feira, após três anos depois de negociações entre o governo do Estado e indígenas, e está com 13% do reservatório ocupado. 

Leia também:

Confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina

Veja quais são as rodovias bloqueadas por conta da chuva em Santa Catarina

Saiba como agir em caso de enchentes e alagamentos

Como evitar doenças em enchentes e alagamentos

Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra

Rio Itajaí-Açu chega a 7,06m em Blumenau e 10,01m em Rio do Sul

Rio Itajaí-Mirim normaliza e serviços são retomados em Brusque

Cidades mais afetadas pela chuva, Lages e Rio do Sul começam a arrecadar donativos

SC soma 42 ocorrências de deslizamento de terra; Vale, Oeste e Serra são as regiões com maior risco

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBattistotti diz que Avaí está perto de fechar parceria com grupo de investidores que atuava no Santos https://t.co/avIBRVpZZxhá 1 minutoRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioIngressos para Avaí e Atlético-GO começam a ser vendidos na quinta-feira https://t.co/cLotmyCaMvhá 50 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros