Com -5,7°C, Santa Catarina registra menor temperatura do ano  - Cidades - O Sol Diário

De olho no tempo26/06/2017 | 10h15Atualizada em 26/06/2017 | 16h02

Com -5,7°C, Santa Catarina registra menor temperatura do ano 

Apesar do recorde, o frio é rápido e as temperaturas devem subir conforme o sol aparecer

Com -5,7°C, Santa Catarina registra menor temperatura do ano  Mycchel Hudonn Legnaghi / São Joaquim Online/São Joaquim Online
Foto: Mycchel Hudonn Legnaghi / São Joaquim Online / São Joaquim Online
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A semana começou com a menor temperatura registrada em 2017 em Santa Catarina: -5,7ºC, na cidade de Bom Jardim da Serra. O registro foi feito às 8h pela estação de monitoramento da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento da previsão do tempo e clima, que fica localizada a 1,2 mil metros de altitude. A menor temperatura até então havia sido -4,9°C, no dia 28 de abril, na mesma cidade. 

Chama a atenção o fato de que as outras cidades da Serra catarinense não tiveram mínimas tão baixas. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -1°C às 7h. Todas as outras temperaturas do Estado foram positivas.

Foto: Agroconnect/Epagri/Ciram / Divulgação

A técnica em meteorologia Bianca Souza explica que essa grande diferença, até mesmo em pontos de uma mesma cidade, ocorre por influência do ar frio nas áreas de baixadas e vales: 

— A justificativa de baixar bastante a temperatura é a perda de radiação durante a noite, vai perdendo temperatura até que os raios solares comecem a chegar naquele ponto — diz.

Temperaturas amenas ao longo do dia

Apesar do recorde, o frio é rápido, de acordo com Bianca. As temperaturas devem subir conforme o sol aparecer. Nesta segunda-feira as temperaturas podem chegar até 28°C no Sul do Estado, 27°C no Oeste e 25° na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Já na Serra, depois do amanhecer gelado, faz 20°C. 

Leia também:

Após amanhecer com temperatura mais fria do ano, SC registra 27ºC nesta segunda-feira

Veja como foi a maior nevasca de SC, que completa 60 anos em 2017

Cuidados são essenciais para evitar as doenças mais comuns no inverno




Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPrefeitura de Balneário Camboriú nega autorização para Parada da Diversidade https://t.co/f1VDClYfVZhá 31 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioGuia prático para o Figueirense exorcizar o fantasma que ronda time https://t.co/FlqD0x17E2há 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros