Confira detalhes dos novos ônibus da Blumob que passam a circular sábado em Blumenau - Cidades - O Sol Diário

Transporte Coletivo26/06/2017 | 10h24Atualizada em 26/06/2017 | 11h05

Confira detalhes dos novos ônibus da Blumob que passam a circular sábado em Blumenau

A frota, com 104 modelos zero quilômetros, já está na cidade

Blumenauenses puderam conhecer ontem os quatro novos modelos de ônibus que começam a circular no próximo sábado. Os 104 veículos zero quilômetro da nova frota, que tem 246 carros no total, já estão na cidade. Confira:

Clique na imagem para abrir a galeria de fotos:

->Vans
Número de veículos: 4
Serão usadas para pessoas com dificuldades severas de locomoção no serviço Blufácil. Mediante agendamento prévio,um veículo passa no local combinado e apanha o usuário para levá-lo, gratuitamente, a qualquer ponto da cidade para realização de fisioterapia

-> Ar-condicionado

Os veículos não possuem ar-condicionado. Segundo o Seterb, o item não foi uma demanda expressiva de audiências e consultas públicas.Também há alegações de que o benefício teria impacto no custo da tarifa.

-> Wi-fi
Todos os veículos terão sinal Wi-fi com conexão aberta aos usuários.

-> Onde eles irão operar?
O diretor da Blumob, Maurício Garroti, explica que todos irão operar basicamente as linhas troncais (os de 15 metros serão direcionados principalmente à linha troncal 10, entre o Garcia e o Aterro). A exceção são os micro-ônibus, que circulam exclusivamente nas linhas alimentadoras, aquelas com menor demanda de passageiros.

-> A cor
A escolha pelo prata,segundo o presidente do Seterb, Carlos Lange, foi motivada por uma questão histórica. A cor já teria sido estudada em Blumenau e reflete melhor a luz solar,além de não aparentar o pó e a sujeira do dia a dia, fator este que reduziria o custode limpeza externa dos veículos. Sobre a questão de reflexibilidade, o teto dos veículos foi pintando de branco para reduzir a sensação de calor no interior.

-> O restante da frota
Ainda serão usados ônibus mais antigos, que vão operaras demais linhas, como as interbairros. Muitos deles continuarão, neste início, sendo da cor branca. A Blumob deve pintá-los de prata com o decorrer da operação.

-> O que ainda falta?
Há prazo de um ano, a partir do início da operação,para que os veículos tenham sistema de monitoramento via GPS. A implantação deverá começar pelas linhas troncais.


O Sol Diário
Busca