Correnteza faz cinco barcos de pesca se soltarem em Itajaí - Cidades - O Sol Diário

Chuvas em SC02/06/2017 | 12h16Atualizada em 02/06/2017 | 18h18

Correnteza faz cinco barcos de pesca se soltarem em Itajaí

Incidente será investigado pela Marinha

A Marinha vai instaurar um inquérito para apurar o que provocou a soltura de cinco barcos de pesca que estavam atracados no Rio Itajaí-Açu, em Itajaí e Navegantes, no fim da tarde de quinta-feira. Várias embarcações foram danificadas com o incidente. 

O primeiro barco se soltou em Navegantes, depois que teve os cabos rompidos aparentemente devido ao acúmulo de entulho que desceu junto com a correnteza. Essa embarcação foi parar na outra margem e bateu em outras quatro, que também acabaram se soltando. Pelo menos um dos barcos atingidos teve que ser levado ao estaleiro para receber reparos nesta sexta-feira.

De acordo com o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Alekson Porto, serão avaliadas as amarrações e a condição dos cabos. Mas o mais provável é que a causa tenha sido mesmo a força das águas.

No momento do incidente, a velocidade do Itajaí-Açu na foz era de 5 nós na superfície, o que equivale entre 10 a 12 quilômetros por hora. A cada três metros de profundidade, a velocidade dobra. 

O limite para manobra de navios no canal de acesso é de correntes de 2 nós, menos da metade do que foi registrado nesta quinta.

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioApós impasse, obra do Contorno Viário segue paralisada em dois trechos na Grande Florianópolis https://t.co/hieTFPIKDShá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioReunião pública irá tratar questão dos animais de grande porte abandonados em São José https://t.co/JW0iIneFNHhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros