Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada - Cidades - O Sol Diário

Frio em SC09/06/2017 | 16h01Atualizada em 09/06/2017 | 16h04

Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada

Fenômenos relacionados ao frio começam a ser registrados em Santa Catarina

Diário Catarinense
Diário Catarinense

A sexta-feira foi marcada por dois fenômenos relacionados ao frio em Santa Catarina: a chuva congelada - registrada em Irani, Fraiburgo e Catanduvas, no Meio-Oeste, e Lages, na Serra - e a tão esperada neve, que caiu em Urupema, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, também na região serrana. 

Além disso, há previsão de sincelo na manhã deste sábado, em Urupema, e geada no sábado, do Oeste ao Planalto Norte, e no domingo, em boa parte de Santa Catarina.

Entenda a diferença entre neve, sincelo, chuva congelada e geada: 

NEVE: é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos formados pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. Para que ocorra a neve, é necessária uma combinação de fatores, o cenário ideal é de umidade, temperatura perto de -3ºC e altitude acima de 3 mil metros, segundo o meteorologista Clóvis Correa, da Epagri/Ciram.

Foto: Diorgenes Pandini / DC

SINCELO: ocorre quando a baixa nebulosidade, como o nevoeiro, é tocada pelo vento gelado, gruda em árvores, cercas ou objetos e congela, formando uma concentração de gelo. O sincelo ocorre em poucas áreas do Brasil, o Morro das Torres, em Urupema, é perfeito pra ocorrência do fenômeno por causa do relevo.

Foto: Léo Munhoz / Agência RBS

CHUVA CONGELADA: é quando a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo, porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve, por isso os fenômenos podem ser confundidos, mas a chuva congelada é mais pesada e não flutua, como ocorre com a neve.

Foto: Angel Cam / Divulgação

GEADA: é o orvalho congelado quando as temperaturas próximas ao solo estão muito baixas. A geada branca é aparente, como na foto abaixo, mas também existe a chamada geada negra, que ocorre quando o vento está muito frio e congela o sulco que há dentro das árvores e dos vegetais, fazendo com que a planta fique preta e até morra. 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online

CHUVA CONGELANTE: cai como uma chuva normal, líquida, mas que está muito perto do ponto de solidificação, assim, ela congela ao tocar o solo. A temperatura do chão tem que estar em temperatura negativa para que o fenômeno ocorra.

Com informações dos meteorologistas Leandro Puchalski, Clóvis Correa e Marcelo Martins

Leia também:

Santa Catarina registra neve nesta sexta-feira

Cidades de SC registram chuva congelada na manhã desta sexta-feira

Turistas dormem no carro à espera da neve em Urupema, na Serra Catarinense 

Casal viaja 1,5 mil quilômetros de carro para ver a neve em Urupema, na Serra Catarinense

Com previsão de neve, ocupação hoteleira na Serra de SC é de 93% para o fim de semana


 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMais de 37 mil crianças de SC precisam tomar a segunda dose da vacina contra a gripe https://t.co/HnQItFITjVhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioConfira dicas para evitar incêndios florestais  https://t.co/w8AJVpFeBZhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros