IBGE inicia pesquisa sobre os padrões de consumo das famílias brasileiras  - Cidades - O Sol Diário

Estatística26/06/2017 | 15h39Atualizada em 26/06/2017 | 16h23

IBGE inicia pesquisa sobre os padrões de consumo das famílias brasileiras 

Em Santa Catarina, 30 agentes devem visitar mais de três mil domicílios até julho do ano que vem 

IBGE inicia pesquisa sobre os padrões de consumo das famílias brasileiras  Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa nesta segunda-feira, 26, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), sobre os padrões de renda e consumo das famílias brasileiras. Entre junho de 2017 e julho de 2018, 30 agentes de pesquisa devem visitar 3.125 domicílios em cerca de 85 municípios de Santa Catarina. 

O coordenador estadual da POF, Fabiano Rodolfo, explica que a pesquisa é fundamental para atualizar a lista de produtos a partir da qual é calculada a ponderação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de inflação do país.

— A pesquisa é importante para saber quais os bens e serviços que fazem parte da lista de consumo das famílias e qual o peso que devem ter no cálculo do índice de inflação. Os padrões de consumo mudam, por isso a pesquisa tem que ser refeita periodicamente. Alguns itens saem e outros entram no padrão - o disco de vinil estava na lista nos anos 1980, por exemplo, agora temos os serviços de streaming de música. Atualizar a estrutura de ponderação dos índices é necessário para que eles reflitam de uma forma mais fiel como o nível de preços afeta a nossa sociedade e a nossa economia — esclarece.

Agentes de pesquisa começaram a atuar nesta segunda-feira Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Em cada uma das 3.125 residências serão aplicados seis questionários ao longo de nove dias. Nesse período, o agente de pesquisa deve voltar ao domicílio pelo menos três vezes para acompanhar o preenchimento do questionário, do bloco de aquisição pessoal - que analisa os gastos individuais - além de aplicar as outras perguntas da pesquisa. Em alguns casos, também será realizado um sétimo formulário, que compõe uma subamostra sobre hábitos alimentares.

— Pedimos aos cidadãos que tenham comprometimento com a pesquisa. Como alguns dados são preenchidos pelas pessoas, essa participação é fundamental para o sucesso da amostragem.  Vale ressaltar que todos os dados coletados pelo IBGE são usados somente para fins estatísticos e nenhuma informação é divulgada de forma individual — afirma Rodolfo.

Segundo o IBGE, a pesquisa é a mais abrangente do tipo e, pelo seu nível de detalhamento das condições de vida da população, serve como fonte de informações para pesquisas e estudos acadêmicos de instituições e empresas. Além disso, os dados coletados auxiliam o monitoramento de 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Identificação

Todos os agentes de pesquisa são identificados com crachá, colete e documento de identificação. Caso o morador tenha dúvida se trata-se de uma pesquisa do IBGE, pode entrar em contato com o órgão por meio do telefone 0800 721 8181 ou pelo site www.respondendo.ibge.gov.br

Histórico

A POF é realizada desde os anos de 1980 e detectou as principais alterações nos hábitos de consumo dos brasileiros, como a importância cada vez maior das refeições fora de casa e, mais recentemente, o crescimento do consumo digital, relacionado à popularização da telefonia celular e da internet. A POF foi a primeira pesquisa domiciliar do IBGE a utilizar instrumentos eletrônicos de coleta, em substituição aos questionários de papel. Na edição que começa nesta segunda-feira, os agentes de pesquisa usarão tablets.

Saiba qual o conteúdo dos questionários que serão aplicados:

Leia também:

Construção civil de SC perde 15 mil empregos entre 2015 e 2014

Vendas no comércio varejista de SC em abril registram a maior alta do país

Santa Catarina tem a maior taxa de veículos por habitante do Brasil

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioJaraguá vence "clássico", e Concórdia vira líder do returno da Segundona https://t.co/se3RTT71DGhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAprovado projeto que dá prioridade a professor para receber restituição do Imposto de Renda https://t.co/XgKMFizkX4há 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros