IFSC abre 1,9 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em 16 cidades de Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Educação14/06/2017 | 14h30Atualizada em 14/06/2017 | 14h30

IFSC abre 1,9 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em 16 cidades de Santa Catarina

Também há opções de educação profissional para jovens e adultos; inscrições seguem até 29 de junho

IFSC abre 1,9 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em 16 cidades de Santa Catarina IFSC/Divulgação
Foto: IFSC / Divulgação
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Estão abertas até 29 de junho as inscrições para cursos técnicos e educação profissional de jovens e adultos (Proeja) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São 1.942 vagas em 50 cursos de 16 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Iporã do Oeste, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê. A seleção é por sorteio.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site. Quem não tem acesso à internet pode fazer sua inscrição em um dos campi do IFSC, onde há computadores à disposição dos candidatos.

Nos cursos técnicos concomitantes, o estudante faz o ensino técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição. É necessário ter concluído o primeiro ano do ensino médio até a data da matrícula para ingressar neles, com exceção dos cursos de Edificações e de Manutenção e Suporte de Informática do campus Canoinhas, que exigem apenas matrícula a partir do primeiro ano do ensino médio até a data da matrícula no IFSC.

Já no curso técnico integrado, o estudante faz o ensino médio e o técnico juntos no IFSC. Os cursos técnicos subsequentes, por sua vez, são destinados a quem já concluiu o ensino médio.

O quarto tipo de curso com vagas abertas neste processo seletivo é o Proeja, que integra a educação profissional com a educação de jovens e adultos (EJA). Os cursos exigem ensino fundamental (antigo primeiro grau) completo e idade mínima de 18 anos, com exceção do curso de Informática do campus Tubarão, que tem como requisito apenas a conclusão do primeiro segmento (até a antiga 4ª série, ou atual 5º ano) do ensino fundamental.

Reserva de vagas

O IFSC reserva metade das vagas para estudantes que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. Caso haja mais inscritos que vagas, a seleção para ingressar nos cursos será feita por sorteio público em 5 de julho. A divulgação dos candidatos selecionados será divulgada em 14 de julho na área de Resultados.

Mais informações devem ser conferidas nos editais que regulamentam o processo seletivo e que estão disponíveis no site. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Leia também:
IFSC abre inscrições para contratar 40 professores substitutos em 17 campi

IFSC abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação em 17 cidades de Santa Catarina

Estado promete entregar Cedups atrasados no segundo semestre de 2017

Cantinas clandestinas: escolas vendem salgadinhos e doces ilegalmente em SC


O Sol Diário
Busca