Impressão de passaportes está suspensa em SC, mas atendimento na PF é realizado normalmente  - Cidades - O Sol Diário

Documento28/06/2017 | 13h58Atualizada em 28/06/2017 | 15h30

Impressão de passaportes está suspensa em SC, mas atendimento na PF é realizado normalmente 

Em maio, foram emitidos mais de 12 mil documentos de viagem em Santa Catarina

Impressão de passaportes está suspensa em SC, mas atendimento na PF é realizado normalmente  Betina Humeres/Agencia RBS
Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

A Polícia Federal (PF) informou na noite de terça-feira a suspensão da confecção de novos passaportes por insuficiência de orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. A medida afeta quem ainda não foi atendido nos postos da PF, ou seja, as pessoas que já pagaram a taxa e realizaram o agendamento online serão recebidas nos horários marcados normalmente, mas não há previsão de quando o documento será confeccionado e entregue. Novos agendamentos também podem ser feitos, mas antes do procedimento ser liberado há um alerta sobre a situação.

Em Santa Catarina, foram emitidos 12 mil passaportes no mês passado, segundo o chefe de comunicação social da PF, Luiz Carlos Korff, mas não há estimativa de quantos atendimentos já estão agendados no Estado e quantas pessoas serão diretamente afetadas.

Tire suas dúvidas sobre a suspensão da emissão de passaportes 

Na manhã desta quarta-feira, as operações ocorriam dentro da normalidade na sede da PF em Florianópolis, mas cartazes comunicavam a suspensão da confecção dos passaportes. Por volta das 11h, a maioria das pessoas no local já tinha passado pelo atendimento e aguardava a entrega do documento.

Já Mariana Mantovani, jornalista, estava entre os que aguardavam a confecção do passaporte após um agendamento feito há dois meses. Ela conta que ficou sabendo da suspensão na noite de terça-feira, mas nenhum comunicado oficial foi enviado.

— Fiquei assustada e com medo quando soube da situação, mesmo assim, vim no horário marcado. Agendei há cerca de dois meses para data mais próxima disponível, que era hoje, então não há nada que pudesse ter feito antes. No momento, não tenho nenhuma viagem marcada, mas possuo planos grandes que podem ser afetados por isso.

Mariana Mantovani fez o agendamento há dois meses e ficou assustada com a decisão Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Mariana conta que pagou a taxa de R$ 257,25 pela emissão e esperava que isso fosse o suficiente para subsidiar a impressão do seu passaporte. Durante o atendimento, foi informada de que mesmo assim não há prazo para entrega da caderneta.

— A atendente me explicou que o trabalho da Polícia Federal está sendo realizado normalmente, mas há um problema na Casa da Moeda, que é onde o passaporte é impresso. Agora tenho que aguardar o recebimento de um e-mail para voltar à PF e retirar o passaporte, mas não há nenhuma previsão de quando isso vai acontecer. 

Segundo a nota oficial expedida pela PF, os usuários que foram atendidos nos postos de emissão até terça-feira, 27, vão receber seus passaportes normalmente. Também foi informado que a situação está sendo acompanhada junto ao Governo Federal em busca do restabelecimento completo do serviço. 

Histórico

A impressão de passaportes foi suspensa pela última vez em dezembro de 2016, em função da falta de renovação do contrato da Casa da Moeda com a PF. O serviço ficou suspenso por 12 dias, entre 7 e 18 de dezembro. 

Leia também:

Tire suas dúvidas sobre a suspensão da emissão de passaportes 

Para onde vai a taxa que você paga ao fazer o passaporte 

Confira em quais situações é possível pedir o passaporte de emergência

"Governo Temer sufoca a PF", diz procurador da Lava-Jato após suspensão de passaportes

Agências esperam uma solução rápida para a suspensão de passaportes anunciada pela PF


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBrusque anuncia volante França, ex-Figueirense, como reforço para 2018 https://t.co/cbrzqQ5xx2há 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/rtnO8NslX4há 9 horas Retweet
O Sol Diário
Busca