Maio de 2017 foi o mais chuvoso dos últimos 25 anos em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Águas de maio02/06/2017 | 12h23Atualizada em 02/06/2017 | 18h13

Maio de 2017 foi o mais chuvoso dos últimos 25 anos em Santa Catarina

A partir de domingo, previsão é de mais chuva, e Defesa Civil reforça alerta para municípios que registraram inundações e deslizamentos

Maio de 2017 foi o mais chuvoso dos últimos 25 anos em Santa Catarina Angelica Luersen/Especial
Foto: Angelica Luersen / Especial

A situação em Santa Catarina após a chuva dos últimos dias é crítica e deve se agravar com a previsão de mais chuva a partir deste domingo. O mês de maio teve de duas a três vezes mais volume que a média mensal. Em algumas regiões do Estado, choveu 300 mm a mais do que o normal.

— Há 25 anos, não chovia tanto em maio em Santa Catarina — atesta o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins. 

Segundo Fabiano de Souza, secretário Adjunto da Defesa Civil, a equipe do órgão está preparada para um eventual apoio aos municípios mais afetados no menor espaço de tempo possível. 

— Temos uma situação bem complicada. Em cidades como Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul, o leito do rio já está fora do nível normal. É uma situação muito complicada e parecida com a que estamos vivenciando no Oeste e Planalto Sul. Os rios lá estão bem cheios e nós temos pontos de deslizamento em todas essas áreas. Essa condição atinge todo o Estado — explica.

Todas as regiões tiveram registros de inundações ou deslizamentos causados pelo grande volume de água. Proporcionalmente, o Planalto Norte foi a área que teve menor número de registros. A que mais teve ocorrências foi o Oeste, seguida por Alto Vale e Planalto Sul.

— É importante reforçar o alerta, fazendo com que as prefeituras das cidades que já estão sofrendo inundações e deslizamentos façam o trabalho preventivo retirando as famílias que podem vir a ser prejudicadas diante desse cenário adverso.

Leia mais:

Previsão é de mais chuva em todo Estado a partir de domingo 

Com barragens abertas e tempo bom, nível do rio Itajaí-Açu cai em Blumenau e Rio do Sul

Nova previsão de chuva mantém preocupação em Blumenau

Polícia Federal fará a escolta de técnicos da Defesa Civil na barragem de José Boiteux

Sexta começa com frio abaixo de 10°C em 44 municípios de SC




O Sol Diário
Busca