Meteorologia atualiza a previsão de neve em SC para a tarde desta sexta-feira - Cidades - O Sol Diário

De olho no tempo09/06/2017 | 10h01Atualizada em 09/06/2017 | 10h25

Meteorologia atualiza a previsão de neve em SC para a tarde desta sexta-feira

A tendência é que o fenômeno ocorra entre 10h e 19h desta sexta nos pontos mais altos da Serra catarinense

Meteorologia atualiza a previsão de neve em SC para a tarde desta sexta-feira Diorgenes Pandini/DC
Foto: Diorgenes Pandini / DC
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A expectativa pela neve em Santa Catarina nesta sexta-feira continua, turistas até dormiram dentro do carro no Morro das Torres, em Urupema, esperando ver os primeiros flocos. Porém, os meteorologistas da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, atualizaram a previsão: a tendência é que o fenômeno ocorra entre 10h e 19h desta sexta nos pontos mais altos da Serra catarinense. 

Até quinta-feira havia possibilidade de nevar também no Meio-Oeste de SC, mas agora esta chance é mínima. A última vez que o Estado presenciou o fenômeno foi no dia 21 de agosto de 2016, em Urubici, São Joaquim, Urupema e outros pontos isolados da Serra

A previsão de neve é atualizada com frequência porque o fenômeno depende de uma combinação de fatores para ocorrer, como explica o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram:

— No momento, a temperatura está entorno de 3ºC e tende a diminuir com a aproximação da massa de ar frio. A umidade perto de 100% também é um dos fatores que propicia a formação de neve. Então, há uma chance significativa de neve nos pontos mais altos do Planalto Sul.

Outros órgãos de monitoramento do tempo confirmam essa tendência, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que indica chance de neve em cinco cidades do Estado: Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, Painel e São Joaquim.

Foto: CPTEC / Divulgação

As áreas coloridas do mapa apontam a possibilidade de neve nos pontos mais altos:

Foto: CPTEC / Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também confirma a intensa massa de ar frio deve atuar no Brasil entre esta sexta-feira e domingo, ocasionando a segunda onda de frio de 2017. Desde quinta-feira, o instituto apontava para possibilidade de neve entre a tarde e a noite da sexta-feira nas serras gaúcha e catarinense. 

Geada completa a semana impactada por efeitos meteorológicos

Entre a 0h de sábado e às 12h de segunda-feira, outro fenômeno típico do outono e inverno será visto em Santa Catarina. Com o tempo mais seco e as temperaturas próximas de 0°C ao amanhecer, as áreas mais altas das regiões Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Serra, Planalto Norte, Grande Florianópolis e áreas altas do litoral Sul devem ter geada.

Relembre a última vez que o Estado registrou neve, em 21 de agosto de 2016:

Leia também:

Turistas dormem no carro à espera da neve em Urupema, na Serra Catarinense 

Semana termina com frio em todas as cidades de Santa Catarina

Defesa civil alerta para frio intenso até segunda-feira em Santa Catarina

Casal viaja 1,5 mil quilômetros de carro para ver a neve em Urupema

Confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina

Quinta-feira tem risco de temporal com rajadas de vento forte e granizo em Santa Catarina

Chuva em SC: confira o número de pessoas atingidas, escolas sem aula, situação dos rios e barragens


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCarga de concreto despenca do maior prédio do país em Balneário Camboriú https://t.co/V1SdKKXAlLhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTrump "declarou guerra ao nosso país", diz chanceler da Coreia do Norte https://t.co/Ig5FTqB4g0há 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros