Peças de sete toneladas para a reforma da Ponte Hercílio Luz chegam a Florianópolis - Cidades - O Sol Diário

Cartão-postal01/06/2017 | 12h40Atualizada em 01/06/2017 | 17h08

Peças de sete toneladas para a reforma da Ponte Hercílio Luz chegam a Florianópolis

Materiais serão usados para substituir parte das quatro torres de sustentação da estrutura. Troca começa em outubro

Peças de sete toneladas para a reforma da Ponte Hercílio Luz chegam a Florianópolis Cristiano Estrela/Agencia RBS
Peças chegaram em duas carretas ao canteiro de obras da ponte, no Bairro Coqueiros Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Vindas da Espanha, chegaram nesta quinta-feira de manhã a Florianópolis quatro peças importantes para a recuperação da Ponte Hercílio Luz. Com peso de sete toneladas cada, os materiais serão colocados no topo das quatro torres de sustentação da estrutura. Eles farão a conexão das barras de olhal entre uma torre e outra.

A instalação começará somente em outubro, depois que for feita a transferência total de carga do vão central para as bases de apoio provisórias instaladas no mar. A previsão dos engenheiros portugueses da Teixeira Duarte, empresa responsável pela obra, é que a ponte seja levantada por macacos hidráulicos em mais 40 centímetros, além dos 10 centímetros já erguidos em fevereiro.

A saga das novas peças começou no fim do ano passado. Desde o pedido feito pela empreiteira até a chegada a Florianópolis, passaram-se seis meses, segundo o engenheiro do Deinfra, Wenceslau Diotalévy. A fabricação ocorreu em Basauri, município espanhol da província de Biscaia, na empresa Guivisa. Os materiais foram embarcados no Porto de Bilbao com destino a Santos (SP), onde chegaram na última semana.

Em dois caminhões, as peças foram trazidas à Capital numa viagem que durou três dias. As carretas chegaram na noite de quarta-feira a Biguaçu, na BR-101, mas só nesta manhã receberam autorização para acessarem o canteiro de obras da Ponte Hercílio Luz no lado continental, no bairro Coqueiros.

Barras de olhal são as próximas a chegar

Na próxima semana, Diotalévy vai a Ipatinga (MG) para acompanhar a confecção das barras de olhal, que são as peças aéreas que mantêm a ponte estaiada. Ainda não há um prazo estimado para a chegada dos materiais no canteiro de obras, mas a expectativa é que isso ocorra até julho. O prazo para o envio das novas barras vai ser estimado nessa visita do engenheiro.

— Cada uma das barras tem 13 metros. Elas vão vir de carreta da unidade industrial da Usiminas até Florianópolis.

A substituição destas peças ocorre também a partir de outubro, com a elevação total do vão central. Cabos e torres provisórias serão responsáveis por manter a estrutura sustentada durante um ano até que as trocas sejam feitas.

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