Pelo menos quatro cidades registraram neve na tarde desta sexta-feira na Serra Catarinense - Cidades - O Sol Diário

Neve em SC09/06/2017 | 17h59Atualizada em 09/06/2017 | 20h01

Pelo menos quatro cidades registraram neve na tarde desta sexta-feira na Serra Catarinense

Irani, Fraiburgo, Água Doce e Ipumirim tiveram chuva congelada

Pelo menos quatro cidades registraram neve na tarde desta sexta-feira na Serra Catarinense Rosana Delabona / Arquivo Pessoal/
Rosana veio de São Carlos (SP) e esperou desde as 10h no Morro da Igreja para ver a neve Foto: Rosana Delabona / Arquivo Pessoal
Cristian Edel Weiss
Cristian Edel Weiss

cristian.weiss@diario.com.br

Depois de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, Urubici também registrou precipitação de neve na tarde desta sexta-feira. No Morro da Igreja, situado entre Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, turistas e moradores presenciaram o fenômeno entre 14h e 14h40min.

Leia também sobre a neve em SC: 
Santa Catarina registra neve nesta sexta-feira

Neve na Serra catarinense atende expectativas de turistas

Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada

Cidades de SC registram chuva congelada na manhã desta sexta-feira

Os funcionários públicos Rosana, 38 anos, e Gustavo Delabona, 36, vieram de São Carlos, Estado de São Paulo, para conferir a neve, uma viagem de 1,2 mil quilômetros. O casal chegou à Serra na noite de quinta-feira e se hospedou em Urubici, depois de ver a chance de neve na cidade. 

– Hoje de manhã a gente já acordou e subiu morro (da Igreja). Até o pessoal brigou com a gente dizendo que tinha que descer. Aí eu falei: "Não, eu andei 1,2 mil quilômetros e não vou descer enquanto não nevar" – diverte-se Rosana.

Às 10h da manhã desta sexta, os dois foram para o Morro da Igreja esperar pelo momento. Quando finalmente a neve começou a cair, por volta das 14h, fizeram fotos e vídeos. Em seguida, o casal partiu para a Serra do Corvo Branco.

Rosana e Gustavo chegaram a SC na quinta-feira à noite com a missão de presenciar a neve Foto: Rosana Delabona / Arquivo Pessoal

O Morro da Igreja é o local que registrou as temperaturas mais baixas do Estado nesta sexta-feira, -1,6°C às 15h, momentos depois da precipitação da neve, conforme a estação da Epagri Ciram, e um dos últimos a registrar neve. Normalmente, as temperaturas mais baixas são registradas ao amanhecer, não no meio da tarde. Mas esse era o momento em que a massa de ar frio e seco começava a predominar.

Segundo Odirlei Brito, atendente da Lanchonete Caminhos da Neve, situada na esquina do acesso ao Morro da Igreja, o movimento de turistas em busca da neve começou ainda de manhã.

Foto: Rosana Delabona / Arquivo Pessoal

– O movimento está mais ou menos, até mesmo para o Morro da Igreja, por se tratar de ser sexta-feira. Mas, está bom – comemora Brito.

Algumas localidades do interior de Urubici, como Chapada da Jararaca, também tiveram precipitação de neve e ficaram com os campos cobertos de gelo.

Chapada da Jararaca, interior de Urubici, na tarde desta sexta-feira Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Segundo o meterologista da Epagri Ciram, Erikson de Oliveira, depois das 16h o tempo na Serra e em boa parte do Estado ficou mais seco, o que inviabiliza a precipitação de mais neve. No entanto, para a Serra, ainda há uma remota chance de o fenômeno ser visto hoje, porque ainda há nuvens vindas do Rio Grande do Sul até o início da noite.

Outras quatro cidades registraram chuva congelada nesta sexta

Maravilhoso ¿¿¿¿¿

Uma publicação compartilhada por Jéssica Santos (@jessicca.saantos) em

Em Urupema, a neve foi vista por volta de 12h20min. Moradores também registraram o fenômeno em São Joaquim e Bom Jardim da Serra, segundo a Epagri Ciram. Mas como o tempo de ocorrência foi pequeno, não houve acúmulo considerável de neve em nenhuma das cidades.

Em Irani, Fraiburgo, Água Doce e Ipumirim, no Meio-Oeste catarinense, a chuva congelada foi a atração, conforme o meteorologista Leandro Puchalski.

Fim de semana será de frio e terá ocorrência de sincelo

O ar frio e seco já começa a tomar conta do Estado nesta sexta-feira. Puchalski afirma que o sábado terá sol e poucas nuvens na maior parte do Estado. As mínimas previstas variam de -2°C na Serra a 9°C no Litoral Norte. O Planalto Norte deve amanhecer com 0°C.

– No turno da manhã as nuvens aparecem maisque o sol na Serra e no Oeste. Em Urupema, no Morro das Torres poderemos ter sincelo. A geada deverá aparecer em algumas áreas do Oeste e Planalto Norte – indica Puchalski.

Leia mais sobre a previsão do tempo no blog do Leandro Puchalski

O sincelo ocorre no amanhecer, quando o nevoeiro encosta em superfícies geladas e congela instantaneamente. 

Tanto Puchalski quanto a Epagri Ciram garantem que para o fim de semana não há mais possibilidade de nevar, devido à ausência de umidade suficiente. Mesmo assim, o frio deve permanecer no Estado só até quarta-feira

Leia também sobre a neve em SC: 
Santa Catarina registra neve nesta sexta-feira

Neve na Serra catarinense atende expectativas de turistas

Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada

Cidades de SC registram chuva congelada na manhã desta sexta-feira

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioQuatro catarinenses estão no mesmo pote do sorteio dos jogos da Copa do Brasil https://t.co/qgHgKPDAfrhá 9 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioApós renovação, Claudinei Oliveira traça meta: "Recolocar o Avaí na Série A" https://t.co/jhkuxmkQODhá 11 horas Retweet
O Sol Diário
Busca