Previsões indicam chance de neve na Serra na noite desta quinta e madrugada de sexta-feira - Cidades - O Sol Diário

De olho no tempo07/06/2017 | 05h58Atualizada em 08/06/2017 | 16h44

Previsões indicam chance de neve na Serra na noite desta quinta e madrugada de sexta-feira

Avanço de uma massa de ar polar, que se encontra com a umidade da frente fria que se dissipará, forma cenário ideal para o fenômeno

Previsões indicam chance de neve na Serra na noite desta quinta e madrugada de sexta-feira Leo Munhoz/Agencia RBS
Último registro de neve no Estado é de 21 de agosto do ano passado, na Serra catarinense Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Atualização: a nova previsão da Epagri Ciram indica que o fenômeno deve ocorrer entre 5h e 13h de sexta-feira, saiba mais

* Esta reportagem foi atualizada às 21h40min desta quarta-feira, com atualização da previsão, que indica chance de nevar a partir das 22h desta quinta. O texto abaixo já está atualizado.

Uma semana atípica em Santa Catarina, especialmente para a Serra, é indicada pelos modelos meteorológicos. Apesar de sofrer com as chuvas intensas desde domingo, o que elevou o nível de rios como o Carahá, em Lages, e provocou enchentes, a região deve registrar baixas temperaturas na noite desta quinta-feira e madrugada de sexta. Combinadas com o alto índice de umidade do período, o cenário amplia as chances de nevar

Se as previsões se confirmarem, será a primeira ocorrência de neve em 2017. A última vez que o Estado registrou o fenômeno foi no dia 21 de agosto, em Urubici, São Joaquim, Urupema e outros pontos isolados da Serra.

Marcelo Martins, meteorologista da Epagri Ciram, explica que a neve deve cair nos pontos mais altos da Serra, mas não está descartada a possibilidade de que o fenômeno ocorra também no Meio-Oeste. 

Segundo a Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, as áreas mais altas do Meio-Oeste e da Serra são as mais propensas de registrar o fenômeno entre as 22h desta quinta-feira e 10h de sexta.

Isso porque o amanhecer deve registrar temperaturas próximas de 0°C, devido ao avanço de uma massa de ar polar, que se encontra com a umidade da frente fria que se dissipará no período. Se não tiver vento, está formado o cenário perfeito para a precipitação da neve.

Conforme o Climatempo, que também indica a probabilidade de o fenômeno ocorrer, para nevar é preciso que a atmosfera esteja com temperaturas abaixo de 0°C e deve haver nuvens que contenham os cristais de neve.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, ainda não indicam possibilidade de o fenômeno ser visto no Estado, mas confirmam a combinação de temperaturas abaixo de 0°C e tempo chuvoso ou com muitas nuvens na madrugada de sexta em São Joaquim, Urupema e Urubici, por exemplo. 

Entre as 5h de sexta-feira e 8h de domingo, outro fenômeno típico do outono e inverno será visto em Santa Catarina. Com o tempo mais seco e as temperaturas próximas de 0°C ao amanhecer, as áreas mais altas das regiões Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Serra, Planalto Norte e Grande Florianópolis devem registrar a ocorrência de geada.

Leia também:
Confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina

Chuva em SC: confira o número de pessoas atingidas, escolas sem aula, situação dos rios e barragens

Desabrigados contam com a ajuda de familiares e da comunidade para retomar a rotina em Lages, na Serra

Cidades mais afetadas pela chuva, Lages e Rio do Sul começam a arrecadar donativos

Adultos se divertem como crianças no espetáculo proporcionado pela neve em agosto de 2016 no Morro da Igreja, em Urubici

O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros