Primeira caminhada de Santiago de Compostela em Florianópolis será nesta quinta-feira - Cidades - O Sol Diário

Aberta a todos28/06/2017 | 16h00Atualizada em 28/06/2017 | 19h56

Primeira caminhada de Santiago de Compostela em Florianópolis será nesta quinta-feira

Saiba como vai funcionar caminhada inaugural de trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses

Primeira caminhada de Santiago de Compostela em Florianópolis será nesta quinta-feira Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Um trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, pode ser o pontapé inicial para aqueles que sonham em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Nesta quinta-feira, haverá a caminhada inaugural do trajeto no norte da Ilha de Santa Catarina que irá fazer parte da rota oficial, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar, o viajante faz o restante da quilometragem exigida no país europeu. Para conseguir o certificado de peregrinação oficial são necessários no mínimo 100 quilômetros de caminhada.

Nesta caminhada inaugural, haverá o apoio da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC) para conduzir o grupo pelo trajeto. Segundo os organizadores, o chamado Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela é o primeiro e único nas Américas. Os aventureiros irão começar o trecho às 9h e não é necessário fazer inscrição prévia. Às 17h haverá uma missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses. A princípio havia sido anunciado que seria com o arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, porém ele está em Lages em função do falecimento do bispo emérito Oneres Marchiori. Quem irá celebrar a missa será o padre Mário José Raimondi. 

Florianópolis entra na rota oficial do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha

Tire suas dúvidas

Início da caminhada: Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na rua Madre Maria Vilac, 1700, em Canasvieiras. Saída será 9h.

Grau de dificuldade: de média para alta.

Inscrições: Não haverá inscrições para esse evento, basta estar presente no local e horário de início da caminhada.

Credencial: Aqueles que pretendem fazer apenas a etapa brasileira, não necessitam obter a credencial, uma vez que essa só terá utilidade àqueles que forem complementar o caminho na Espanha, a partir de La Coruña. Para essas pessoas, a credencial será fornecida no local de início, ao custo de R$ 15.

Transporte: serão disponibilizados dois ônibus especiais que sairão às 7h30min do terminal Cidade de Florianópolis, no Centro da capital. O valor da tarifa (R$ 10 ida e volta) deverá ser pago diretamente ao cobrador. Não será disponibilizado ônibus para voltar dos Ingleses para Canasvieiras. 

O que usar: é recomendável o uso de botas de trilha, de bastões (cajado) e uma pequena mochila.

O que levar: é recomendável levar água e lanche e frutas para consumo durante a caminhada, uma vez que não haverá pausa para almoço. Importante levar protetor solar e repelente. 

Caminhada em outras datas: O caminho é público e estará demarcado com indicações do trajeto a ser seguido, podendo ser percorrido por qualquer pessoa em qualquer época. Para ser reconhecido para obtenção da Compostela, o peregrino deverá obter os quatro carimbos junto às quatro igrejas integrantes do trajeto numa credencial oficial.

Por dentro do trajeto

O que é o Caminho de Santiago de Compostela

A história oficial relata que em 813, um pastor de nome Pelaio teria sido guiado por uma milagrosa "chuva de estrelas" que indicava a localização de um túmulo, que depois foi anunciado como de São Tiago Maior, apóstolo de Jesus e irmão de São João Evangelista. Nos anos seguintes, o caminho se tornou uma importante rota de peregrinação cristã e possui diversas rotas, algumas saindo da França e Portugal. São pelo menos 12 trajetos oficiais. O chamado caminho francês, um dos mais populares, conta com 775 quilômetros. Para conseguir o certificado, é exigido percorrer, no mínimo, 100 quilômetros a pé ou a cavalo, ou então 200 de bicicleta, até a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, onde estão os restos mortais do apóstolo. Em 2016, a rota, que é Patrimônio da Humanidade, recebeu 277,8 mil peregrinos. 

Com o tempo, Compostela desenvolveu as próprias tradições, como o da concha (chamada de Vieira) e a seta amarela, que ajudam a orientar os peregrinos durante o trajeto. Outro item é a credencial do peregrino que serve para receber os carimbos em cada local que o participante passa. No final do trajeto, na Catedral de Santiago de Compostela, o viajante recebe o certificado oficial do peregrino.

Leia também

Florianópolis entra na rota oficial do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha

Quer enviar uma carta ou presente para o papa Francisco? Veja como fazer

Congresso dos Gideões recebe verba pública e impacta no comércio e no turismo de Camboriú

Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado

O Sol Diário
Busca