Rio Itajaí-Mirim atinge pico de 7,86 metros em Brusque - Cidades - O Sol Diário

Chuva05/06/2017 | 17h35Atualizada em 05/06/2017 | 17h37

Rio Itajaí-Mirim atinge pico de 7,86 metros em Brusque

Segundo Defesa Civil, 15 famílias estão desalojadas e nível do rio está estabilizado

Rio Itajaí-Mirim atinge pico de 7,86 metros em Brusque Patrick Rodrigues/Agência RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agência RBS

Por volta das 14h30min o rio Itajaí-Mirim atingiu 7,86 metros, em Brusque. Volume maior que o registrado desde quinta-feira quando o rio chegou a 7,14 metros. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Brusque Edevilson Cugiki após o pico, o nível começou a descer e apenas 14 ocorrências foram informadas ao órgão até à tarde de segunda-feira.

— Temos um abrigo aberto, mas não recebemos ninguém. Estamos bastante otimistas de que o nível do rio reduza a partir de agora. Claro que será bem gradativamente e a previsão é de que a chuva continue, mas não de forma torrencial como registrada ontem (domingo) — ressalta.

Entre os bairros mais atingidos estão Cedrinho, Águas Claras, Dom Joaquim, Poço Fundo, Azambuja, São Pedro, Limeira e Centro. Segundo levantamento, 15 famílias tiveram as residências afetadas e foram levadas aos parentes mais próximos. Até o momento não há pessoas em abrigos.

Leia mais
:: Confira mais notícias de Blumenau e região em santa.com.br
:: Blumenau registra 61 ocorrências pela chuva e abre o primeiro abrigo para moradores atingidos
:: Barragem de Itouporanga, no Alto Vale, fica totalmente cheia e começa a verter

— Recebemos várias chamadas na Defesa Civil, mas de pessoas em busca de informação e não de atendimento. Felizmente conseguimos projetar o nível do rio com antecedência e avisar a população — menciona o coordenador da Defesa Civil de Brusque.

Com a chuva intensa, a qualidade da água bruta ultrapassou o limite de tratamento na cidade e os bairros Dom Joaquim e Volta Grande chegaram a ficar sem água. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Central do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque teve as atividades paralisadas devido à turbidez.  A autarquia recomenda que a população economize água.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense tem pior defesa da Série B, e goleiro justifica: "Ansiedade" https://t.co/vgUEGBPaeMhá 8 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCom árbitro de vídeo, Avaí poderia ter dois pontos mais e Chape ido mais longe na Copa do Brasil https://t.co/5KkVYCOTOThá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros