Santa Catarina soma 189 casos graves de gripe A neste ano - Cidades - O Sol Diário

Saúde30/06/2017 | 14h14Atualizada em 30/06/2017 | 15h36

Santa Catarina soma 189 casos graves de gripe A neste ano

41% dos pacientes hospitalizados não tinham fator de risco associado, aponta relatório da Dive-SC

Santa Catarina soma 189 casos graves de gripe A neste ano Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Apesar de o número de mortes por gripe A em SC não ter sofrido alteração – no boletim anterior já eram 24 –, o de hospitalizações pela doença continua crescendo. Só na última semana, foram registrados mais 26 casos graves de gripe A no Estado, que já soma 189. Destes, 185 são do subtipo influenza A H3N2, um de H1N1 e três estão em investigação. Além disso, são 16 hospitalizações por influenza B. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC). 

Do total de hospitalizações por gripe neste ano no Estado, 121 (59%) apresentaram algum fator de risco associado, dos quais 78 (64,5%) eram idosos (acima de 60 anos), 15 (12,4%) eram obesos, 10 (8,3%) eram crianças com idade abaixo de 2 anos e 14 (11,6%) eram portadores de doenças crônicas, além de quatro gestantes. Ou seja, 84 pacientes que foram hospitalizados pelo vírus influenza não tinham fator de risco associado, o que representa 41%. 

Em relação à idade, os casos acometeram principalmente pessoas acima de 60 anos, que somam 78 casos (38%).  O relatório aponta ainda que o aumento do do número de casos confirmados por influenza aconteceu na semana de 16 a 22 de abril e segue em elevação até junho. No ano passado, no mesmo período foram 656 casos da doença. 

De olho na prevenção

É importante lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos – como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos – limpos com álcool, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres. Se estiver gripado, cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar ou use o antebraço. Evite sair de casa quando tiver gripado. 

Leia também:

Florianópolis e Joinville são as cidades que mais registraram morte por gripe A neste ano em SC

Vacinação contra a gripe continua enquanto durarem os estoques em SC



 
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros