Semana começa com nebulosidade, períodos de melhoria e chuva em SC - Cidades - O Sol Diário

De olho no tempo05/06/2017 | 07h14Atualizada em 05/06/2017 | 10h59

Semana começa com nebulosidade, períodos de melhoria e chuva em SC

Máximas ficam entre 19ºC e 22ºC hoje

Semana começa com nebulosidade, períodos de melhoria e chuva em SC Cristiano Estrela/Agência RBS
Amanhecer do dia em Canasvieiras, Florianópolis Foto: Cristiano Estrela / Agência RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A chuva não dá trégua em Santa Catarina. Com a frente fria que chegou no domingo, o volume de água que caiu no Estado foi superior ao esperado para todo o mês de junho. E nesta segunda-feira, apesar da instabilidade se afastar aos poucos para o litoral, o dia será de céu encoberto e pequenos períodos de melhoria. 

Com relação às temperaturas, o dia registra pouca variação. No Planalto Sul e Litoral, as máximas não devem passar dos 19ºC. Já no Oeste e Norte os termômetros marcam 22ºC à tarde.   

— A chuva será mais próximas as cidades do PR. Importante destacar que ainda pode chover forte nesta segunda-feira, com volumes altos — contou a técnica em meteorologia da RBS TV, Bianca Souza.

No Planalto Sul, onde a média mensal varia entre 90 e 130 milímetros, cidades amanheceram com mais de 150 milímetros de precipitação. Veja os dados levantados pela Defesa Civil nas cidades da Serra, Meio-Oeste e Grande Florianópolis nesta manhã:

Amanhecer do dia em Canasvieiras, Florianópolis Foto: Cristiano Estrela / Agência RBS

Lages - 172 milímetros
Bocaina do Sul - 166 milímetros
São José do Cerrito  - 161 milímetros
Otacílio Costa - 153 milímetros
Rio Rufino - 1190 milímetros
Alfredo Wagner  - 112 milímetros

Previsão para próximos dias

Entre terça e quarta-feira o tempo será de muitas nuvens, mas com menos chuva. Além dos volumes diminuírem de intensidade, a chuva fica mais concentrada entre o Litoral e o Planalto. Já na quinta-feira, a tendência é de formação de uma nova frente fria no Estado. Com isso, o dia será de trovoadas e temporais isolados no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

— Apesar da sexta-feira ainda ter muitas nuvens entre a madrugada e manhã, finalmente um ar seco e frio deverá chegar aos Estado trazendo novamente a presença do sol e tempo seco ao longo do dia. Esse tempo bem seco deverá entrar no fim de semana que vem — lembrou Bianca.

Em Lages, chuva causou inundação na noite deste domingo  Foto: Nilton Wolff / O Goleador

A Defesa Civil permanece em alerta nesta segunda-feira. Com a chuva prevista até o final da semana, cidades do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte podem registrar deslizamentos enchentes. Por conta disso, as prefeituras fazem cálculos e organizam as estruturas para atender os pontos considerados mais preocupantes. 

Leia mais notícias:
Defesa Civil de SC está em alerta diante da previsão de altos volumes de chuva
Chuva volta a SC e causa alagamentos em diversas partes do Estado 
Defesa Civil emite alerta para quatro cidades de Santa Catarina

O Sol Diário
Busca