Sexta-feira será de sol entre nuvens e temperaturas amenas em todas as regiões de Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Previsão do tempo01/06/2017 | 19h24Atualizada em 01/06/2017 | 20h06

Sexta-feira será de sol entre nuvens e temperaturas amenas em todas as regiões de Santa Catarina

Sexta-feira será de sol entre nuvens e temperaturas amenas em todas as regiões de Santa Catarina Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Depois de sete dias seguidos de chuva em praticamente todas as regiões, a boa notícia é que a sexta-feira será de sol entre nuvens em Santa Catarina. Além disso, as temperaturas serão baixas em todo o Estado, de 5°C ao amanhecer na Serra a 22°C no Litoral Norte, segundo a Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima. 

Pela manhã, um fenômeno esperado é a formação de nevoeiro no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. A Epagri Ciram e a Defesa Civil do Estado alertam para rajadas de vento no litoral e mar agitado. 

Ventos entre 60 km/h e 80 km/h são esperados principalmente no Litoral Sul devido a um ciclone entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os ventos mais intensos devem ocorrer na madruga desta quinta-feira até o final da manhã de sexta. O mar fica agitado, gerando ondas de 2,5 metros e 3,5 metros. A Defesa Civil desaconselha o uso de embarcações pequenas e médias.

Apesar do tempo seco nesta sexta e no sábado, devido ao avanço de uma massa de ar frio, no domingo haverá nova virada. A nebulosidade aumenta e provoca chuvas no Estado. A Epagri Ciram e a Defesa Civil alertam para mais um período de chuvas intensas na próxima semana, entre segunda e quinta-feira. 

Como o solo das regiões mais atingidas pelas chuvas da última semana, como Vale do Itajaí, Oeste e Litoral Norte, ainda está encharcado, há risco de deslizamentos de terra e inundações, dependendo do volume de chuva e da concentração da precipitação.

– A preocupação é que temos um sistema carregado, um solo encharcado, se chover 150 mm num solo normal, em período normal de chuvas, 80 milímetros (mm) se perde na própria absorção do solo, o resto vai para o rio. Agora, com o solo da forma como está, se chover 150mm, vai direto para a calha do rio – explicou o secretário de Defesa Civil do Estado, Rodrigo Moratelli, nesta quinta-feira, em coletiva de imprensa em Rio do Sul.

Leia também:
Clique aqui e confira a cobertura da chuva em Santa Catarina

Pelo menos 10,2 mil alunos da rede estadual não terão aula nesta sexta-feira no Vale do Itajaí

Mais de 6,9 mil pessoas, em 72 municípios, foram afetadas pela chuva em Santa Catarina

Polícia Federal fará a escolta de técnicos da Defesa Civil na barragem de José Boiteux

Nível do Itajaí-Açu cai 14 centímetros e Blumenau recua para o estado de alerta


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos fala da volta de Kozlinski aos titulares do Avaí: "Confiança do grupo ele tem" https://t.co/u033a8eZuzhá 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense exalta grupo e diretoria: "Fizemos uma família" https://t.co/TgxY1wi2Tuhá 7 horas Retweet
O Sol Diário
Busca