Três praias de Balneário Camboriú podem receber Bandeira Azul - Cidades - O Sol Diário

Meio ambiente04/06/2017 | 15h19Atualizada em 04/06/2017 | 15h19

Três praias de Balneário Camboriú podem receber Bandeira Azul

Processo ocorrerá no Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras

Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú

As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, na região Sul de Balneário Camboriú, entraram na fase piloto do projeto Bandeira Azul, que certifica praias e marinas com qualidade ambiental. No processo, serão avaliados 34 critérios de educação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

O prazo para que a prefeitura de Balneário Camboriú apresente os resultados é até o fim do ano que vem. Até lá, o trabalho será intenso _ especialmente no quesito saneamento.

A maior parte da região das praias agrestes ainda não tem rede de esgoto. Depois de uma longa batalha para passar o encanamento sob a BR-101, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) conseguiu autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para iniciar as obras. Essa etapa já está em andamento, mas a prioridade, por enquanto, é para o sistema de água.

As obras planejadas incluem a instalação da rede em Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho, e a substituição da atual estação de tratamento de Taquaras por uma elevatória, que levará o esgoto bruto até a estação principal, no Bairro Nova Esperança. A expectativa é que tudo fique pronto no ano que vem.

Lagoa

Durante a chuvarada dos últimos dias, a Lagoa de Taquaras_ sempre imprópria para banho e um calo no sapato da prefeitura _ transbordou e os vizinhos denunciaram derramamento de esgoto. A Emasa alega que, por ser uma lagoa de água parada, com muita matéria orgânica no fundo, é natural que a água tenha uma coloração acinzentada.

A autarquia garante que despeja na lagoa esgoto tratado com eficiência. Mas não descarta que haja ligações clandestinas no bairro.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEmpresário e corretor de imóveis são presos por fraude bancária pela Deic em Itajaí https://t.co/BFt4sPEzswhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioOs trunfos dos quatro times que lutam pelo retorno à elite do futebol de SC https://t.co/DIUo8Hv6kghá 4 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros