Confira dicas para evitar incêndios florestais  - Cidades - O Sol Diário
 
 

Pequenas ações26/07/2017 | 19h54Atualizada em 26/07/2017 | 19h54

Confira dicas para evitar incêndios florestais 

Em período de tempo seco é fundamental tomar precauções para prevenir ocorrências

Confira dicas para evitar incêndios florestais  Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Com tempo seco e sem previsão de chuva para os próximos dias, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar incêndios florestais. Especialistas apontam algumas ações simples para ajudar na prevenção. 

Erwin Hugo Ressel Filho, engenheiro florestal e professor da Furb, reforça que o segundo semestre é o período mais seco e propício a incêndios florestais, porém lembra que, estatisticamente, 95% dos casos começam com a ação humana. Ou seja, dá para prevenir. 

Evitar fazer uso de fogo em áreas de risco é a principal orientação. O engenheiro florestal explica que, por exemplo, fazer queimada para limpeza do terreno além de perigoso, exige uma autorização da Fatma ou Ibama. Outra dica é caso vá fazer uma fogueira, em local adequado, deve-se limpar bem a área e, na hora de ir embora, verificar que não ficou nenhuma brasa.

— As pessoas tem que ter noção que estamos entrando numa época crítica para incêndios e pequenas ações podem provocar ou evitar a ocorrência — destaca. 

O tenente Bruno Azevedo Lisboa, do Corpo de Bombeiros, também orienta a não queimar lixo ou usar velas em locais de risco:

— Com tempo mais seco e quente, se as pessoas colocam qualquer fonte de ignição no ambiente, o fogo vai se propagar muito rápido.

Não jogar bituca de cigarro nas margens de rodovias também é fundamental na prevenção. A primeira-tenente da Polícia Ambiental, Tatiana Simões, lembra que quando a pessoa que causou o incêndio, mesmo que involuntariamente, é identificada, responde por crime ambiental. A pena é de reclusão de dois a quatro anos, além de multa que pode ficar em torno de R$ 1,5 mil por hectare queimado. 

Leia também:

Risco de queimadas é alto no Oeste, Planalto Norte, Serra, Litoral Norte e Sul de SC devido ao tempo seco 

Incêndios no Rio Vermelho e Moçambique são controlados, mas áreas ainda exigem atenção

Nível dos rios é crítico por conta da falta de chuvas em pelo menos nove cidades de Santa Catarina

Tempo seco gera alerta para focos de incêndio no Estado

Operação tenta conter incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho 

Santa Catarina registra 164 focos de incêndio só neste mês

VÍDEO: incêndio atinge região de mata nativa em Imbituba

O Sol Diário
Busca
Imprimir