Ginásio Barreirão, de São José, coloca em risco segurança de alunos - Cidades - O Sol Diário

DESCASO19/07/2017 | 07h56Atualizada em 19/07/2017 | 16h20

Ginásio Barreirão, de São José, coloca em risco segurança de alunos

Outros dois ginásios estão interditados há quase meio ano na cidade

Ginásio Barreirão, de São José, coloca em risco segurança de alunos Felipe Carneiro/Agencia RBS
Fachada do Barreirão em más condições Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Quando é dia de chuva, não tem jogo no Ginásio Municipal de Barreiros, o Barreirão, em São José. A quantidade de goteiras deixa a quadra impraticável para o esporte. Se chove pouco, a solução é colocar panos no piso. Mesmo que recentemente o local tenha ficado 20 dias fechados para reparos, esse é só um dos problemas de quem usa esse ou demais ginásios na cidade.

Além das goteiras, o Barreirão tem tacos da quadra soltos, madeiras apodrecidas e banheiro com mictórios interditados e sujos. Nas arquibancadas, tábuas quebradas. Fora a fachada do prédio, que está complementa deteriorada e chama atenção de quem passa pela rua Otto Júlio Malina.

— Nos espaços mais perigosos a gente coloca cones para que os alunos não corram riscos. E em dia de chuva a gente não pode trabalhar porque se não escorrega e se machuca — conta o professor de Educação Física da Rafael Melo, que leciona há 13 anos no Centro Educacional Municipal Maria Iracema Martins de Andrade, que utiliza o ginásio.

O Barreirão é compartilhado com a Escola de Educação Básica Wanderley Junior, esta do Estado. Ambas ficam ao lado do ginásio. Nas noites, o espaço é alugado para times de futsal. O dinheiro arrecadado é usado na manutenção do colégio da Prefeitura.

Na última sexta-feira, a direção da escola Maria Iracema não permitiu que a reportagem entrasse no ginásio. No entanto, imagens feitas por professores mostram o descaso.

Além do Barreirão, os ginásios Pedro Guanabara, do bairro Fazenda Santo Antônio, e o do Centro Histórico, também têm problemas. Os dois últimos estão interditados desde o vendaval de janeiro, há quase sete meses.

A situação das praças desportivas de São José foi inclusive assunto em sessão da Câmara de Vereadores no dia 05/07.

— Não acredito que a Secretaria de Educação, Méri Hang, tenha conhecimento da situação atual do ginásio Barreirão ou que ela tenha permitido a reabertura mesmo com banheiros interditados e goteiras — questionou Michel Schlemper (PMDB).

O que diz a Prefeitura

Com relação ao Barreirão, a prefeitura de São José informa que os problemas nos banheiros já foram resolvidos. "A Associação de Pais e Professores (APP) vai arrumar o piso também, uma vez que o recurso arrecadado com o aluguel do espaço vai para a associação. O telhado está no cronograma de manutenção e deve ter o trabalho iniciado durante o recesso escolar".

Sobre os dois interditados, a prefeitura também se manifestou. Segundo a Secretaria de Educação, para o ginásio da Fazenda Santo Antônio foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Cassol, por conta de compensação feita pela empresa com a Secretaria de Serviços Públicos. A obra tem previsão de terminar em 120 dias. Será feita a reforma total do ginásio.

Já com relação ao ginásio central, a prefeitura diz que está aguardando a definição sobre a revitalização do Centro Histórico. Enquanto não finalizar esse projeto, não será possível mexer no ginásio. "Em breve teremos reuniões com a comunidade para apresentar o projeto e só então definir a questão".

Madeiras quebradas e apodrecidas  Foto: ismael de Melo / Arquivo Pessoal
Panos são colocados n Foto: Ismael de Melo / Arquivo Pessoal
Foto: ismael de Melo / Arquivo Pessoal


 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"São infelizes coincidências", diz secretário sobre ataques a agentes prisionais em SC https://t.co/XC5gH8Lpydhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEpagri/Ciram alerta para risco de ressaca e alagamentos no domingo e na segunda-feira em SC https://t.co/Db3SdIzdlwhá 4 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros