Julho tem recorde de possíveis pontos de queimadas em SC - Cidades - O Sol Diário
 
 

Tempo seco31/07/2017 | 09h36Atualizada em 31/07/2017 | 15h49

Julho tem recorde de possíveis pontos de queimadas em SC

Ao longo do mês foram detectados 516 focos de calor no Estado

Julho tem recorde de possíveis pontos de queimadas em SC Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Julho chega ao fim nesta segunda-feira com recorde no registro de focos de calor em Santa Catarina, isso é, possíveis pontos de queimada, segundo definição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao longo do mês foram detectados 516 focos, a maior quantidade desde que a medição passou a ser realizada, em 1998. No ano passado, o número também foi considerado alto.

Foto: Central RBS de Meterologia / Reprodução

O principal motivo é o tempo seco ao longo do mês – só houve registro de chuva entre os dias 17 e 18, segundo a Central RBS de Meteorologia. O nível dos rios também foi afetado pela estiagem e em 18 pontos do Estado estão em situação de atenção ou emergência.

De acordo com o Fórum Climático Catarinense, realizado entre meteorologistas do Estado na última semana, o mês de agosto também deve ter chuva abaixo do normal, mantendo o período de estiagem. Já nos meses seguintes, setembro e outubro, a chuva deve ser mais frequente.

No último fim de semana, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental precisaram voltar ao Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Isso porque as chamas, que tomaram conta de uma área de 20 mil metros quadrados na última quarta-feira, voltaram a arder no local. Desde então, as corporações têm voltado quase que diariamente ao parque para combater novos focos.

Leia também:

SC tem 18 pontos de rios com níveis abaixo do normal por conta da estiagem

Bombeiros e Polícia Ambiental voltam a combater incêndio no Parque do Rio Vermelho

SC registra mais de 200 focos de incêndio na última semana

Chapecó registra 23 incêndios em vegetação nos últimos 13 dias


O Sol Diário
Busca