Saiba como buscar por ambientes que aceitam animais de estimação em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Pet Friendly04/07/2017 | 12h19Atualizada em 05/07/2017 | 11h05

Saiba como buscar por ambientes que aceitam animais de estimação em Santa Catarina

Conheça lugares para curtir as férias de julho na companhia dos pets

Diário Catarinense
Diário Catarinense

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Com as férias de julho chegando, muita gente faz planos para curtir o recesso viajando ou passeando pela cidade, mas para os tutores de animais de estimação os planos podem ficar mais complicados. Dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cão e 17,7% têm ao menos um gato, mas não é tão fácil encontrar locais para levar os pets. 

Em Florianópolis, do total de 1.656 hotéis e pousadas cadastrados no site de buscas Trivago, 89 permitem a presença de animais junto com os donos. Em outras cidades do Estado esse número é ainda menor. Em Balneário Camboriú são 23 hotéis, Joinville tem 8 e as outras cidades-polo de SC, menos de seis opções de hospedagem.

Para facilitar a busca por ambientes pet friendly, é possível apostar na ajuda da tecnologia. Aplicativos como o Petinerary, desenvolvido em Florianópolis, ou o site Aqui Pode ajudam os donos na busca e no cadastro de locais nos quais os animais são recebidos. Caso a viagem seja para São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre, também é possível consultar o Guia Pet Friendly.

Mas antes de pegar a estrada, ou planejar a viagem com a companhia do seu animal de estimação, o médico-veterinário Luciano Granemann e Silva, membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina, alerta que são necessários alguns itens, como: atestado de saúde veterinário, guia de transporte animal – documento emitido pelo Ministério da Agricultura ou veterinários habilitados, caixa de transporte de tamanho adequado – impermeável e com porta de ferro e, para os cães, medicação para evitar enjoo. 

No caso de viagens de carro mais demoradas, é aconselhado realizar uma adaptação, percorrendo pequenos trajetos para que o animal se acostume. Para que os animais se adaptem mais facilmente ao hotéis, a sugestão é levar pertences pessoais, como cama, tapete higiênico, potes e brinquedos.

Leia também:

Serviço de atendimento veterinário para animais de pessoas carentes é retomado em Florianópolis

Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital realiza campanha para proteger cães e gatos do frio

Projeto de lei quer proibir queima de fogos para proteger animais em Florianópolis

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioSC ainda não tem previsão de data para lançar concurso de agentes prisionais, diz secretário-adjunto https://t.co/RqtMsmVajGhá 2 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"O MP está articulando uma atuação mais pró-ativa" para diminuir a impunidade em SC, diz promotor https://t.co/NcbvkCfa2Zhá 31 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros