Túmulos continuam expostos no cemitério do Itacorubi, em Florianópolis - Cidades - O Sol Diário

Descaso04/07/2017 | 07h45Atualizada em 04/07/2017 | 07h45

Túmulos continuam expostos no cemitério do Itacorubi, em Florianópolis

Prefeitura promete iniciar a cobertura das sepulturas na quarta-feira

Túmulos continuam expostos no cemitério do Itacorubi, em Florianópolis Marcus Bruno/Agência RBS
Foto: Marcus Bruno / Agência RBS

Quase 50 dias depois da reportagem da Hora mostrar que a erosão provocada pelas obras paradas nas gavetas do Cemitério do Itacorubi deixava túmulos e caixões expostos, a situação segue praticamente a mesma. A única medida que a prefeitura tomou nesse tempo todo foi colocar uma lona azul no local, que mesmo assim só está escondendo cinco dos sete túmulos que estão nessa condição.

Devido à ação do tempo, a madeira já apodreceu e em alguns casos dá pra ver a silhueta dos restos mortais. As obras nas 571 novas gavetas mortuárias também seguem paradas, com piscinas de concreto sendo formadas, foco perfeito para o mosquito da dengue.

Em abril, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, João Cobalchini, informou que engenheiros iriam realizar um estudo sobre a possibilidade de remanejar terra de outra área do cemitério. Mas até agora, nada desse estudo.

Quanto a obra das gavetas, no valor de R$ 574 mil, a prefeitura informou nesta segunda-feira que aguarda posição da empreiteira que executou parte das obras das gavetas sobre uma adequação do projeto inicial para redução dos valores originais. E que na quarta-feira a prefeitura deve iniciar a cobertura das sepulturas que estão expostas paliativamente.

o secretário informa que que ainda está sendo feita a reanálise deste contrato, já que a gestão passada licitou a obra mas não pagou a empresa responsável.

Hoje são 35 mil túmulos no cemitério do Itacorubi com 68.105 pessoas enterradas, segundo a Secretaria do Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Não há espaço para novas vagas no maior cemitério de Santa Catarina, apenas para parentes de familiares que já tenha lápide. 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos fala da volta de Kozlinski aos titulares do Avaí: "Confiança do grupo ele tem" https://t.co/u033a8eZuzhá 1 diaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense exalta grupo e diretoria: "Fizemos uma família" https://t.co/TgxY1wi2Tuhá 1 diaRetweet
O Sol Diário
Busca