Vigilância Sanitária proíbe venda de chá de alcachofra em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Monitoramento de alimentos14/07/2017 | 15h49Atualizada em 14/07/2017 | 16h53

Vigilância Sanitária proíbe venda de chá de alcachofra em Santa Catarina

Justificativa é que espécie não é autorizada pela legislação sanitária na área de alimentos, que inclui os chás

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divs) de Santa Catarina proibiu a comercialização de chá de alcachofra no Estado. Em publicação no Diário Oficial desta sexta-feira, foi anunciada a proibição e recolhimento de todos os lotes desse tipo de chá da marca Chileno Chás e Ervas. A justificativa é que a espécie vegetal não é autorizada pela legislação sanitária na área de alimentos, que inclui os chás.

A médica-veterinária da Divs-SC Letícia Teixeira acrescenta que o chá entra nessa categoria de alimentos e que a alcachofra é uma espécie que tem função medicamentosa, então não é permitida a venda de chás dessa espécie vegetal. 

Agora a empresa deve recolher os lotes desse tipo de chá, assim como os estabelecimentos de venda de alimentos devem retirar o produto das prateleiras. Letícia explica que o chá, que é produzido em Chapecó, também é comercializado em outros Estados, por isso também notificaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dentro de alguns dias, a proibição do alimento deve ser publicada no Diário Oficial da União. 

O Laboratório Industrial Vida e Saúde Ltda, responsável pela marca, disse em nota que pararam de produzir o chá de alcachofra há algum tempo. 

Leia também:

Anvisa volta atrás e libera chás fabricados em Xanxerê 

Cinco lotes de geleias produzidas em SC têm venda proibida

Quase metade dos alimentos analisados em Santa Catarina apresenta irregularidades

Entenda o teste do laboratório catarinense que reprovou cinco marcas de extrato de tomate


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense tem pior defesa da Série B, e goleiro justifica: "Ansiedade" https://t.co/vgUEGBPaeMhá 2 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCom árbitro de vídeo, Avaí poderia ter dois pontos mais e Chape ido mais longe na Copa do Brasil https://t.co/5KkVYCOTOThá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros