Chapecó e Joaçaba completam 100 anos de emancipação nesta sexta-feira  - Cidades - O Sol Diário

Centenário25/08/2017 | 06h30Atualizada em 25/08/2017 | 06h30

Chapecó e Joaçaba completam 100 anos de emancipação nesta sexta-feira 

Para comemorar o centenário, as duas cidades planejaram programações especiais

Chapecó e Joaçaba completam 100 anos de emancipação nesta sexta-feira  Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

As primeiras cidades do Oeste Catarinense, Chapecó e Joaçaba, comemoram 100 anos de emancipação nesta sexta-feira, 25. A criação dos dois municípios foi em 1917, quando foram reconhecidos como parte de Santa Catarina, após o Acordo de Limites com o Paraná, em 1916. Programações especiais irão comemorar os centenários (confira abaixo).

Chapecó, considerada a Capital do Oeste, tem população estimada em 205 mil habitantes, é referência no aeroporto, agronegócio, turismo de negócios, educação e saúde, além do futebol. 

Para comemorar o centenário, serão realizadas programações oficiais como a inauguração do monumento de 100 anos de Chapecó e a ativação do Radar Meteorológico do Oeste, com a presença do governador Raimundo Colombo. As comemorações terminam com queima de fogos e soltura de 100 balões nas proximidades do Largo da Catedral Santo Antônio.

Já Joaçaba tem 29 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, e apresenta altos índices de desenvolvimento humano. Além disso, seu Carnaval é um dos melhores do Sul do país. As comemorações pelos 100 anos da cidade começaram em março e continuam até dezembro. 

No dia do aniversário serão realizados shows com artistas locais e nacionais, com as duplas  Marcos e Belutti e Oswaldir e Carlos. Os eventos continuam ao longo do fim de semana na praça da Catedral e todas as atrações são gratuitas. 

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Leia também:

Dupla de Chapecó cavalga por 600 quilômetros para homenagear a cidade e antigos tropeiros

Chapecó sedia competições do Desafio Nacional de Resgate

Joaçaba, a cidade do interior que melhor sabe fazer carnaval em SC

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense tem pior defesa da Série B, e goleiro justifica: "Ansiedade" https://t.co/vgUEGBPaeMhá 9 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCom árbitro de vídeo, Avaí poderia ter dois pontos mais e Chape ido mais longe na Copa do Brasil https://t.co/5KkVYCOTOThá 10 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros