Cinco atrações para conferir na Expo Tattoo Floripa 2017 - Cidades - O Sol Diário

Arte18/08/2017 | 17h47Atualizada em 19/08/2017 | 12h49

Cinco atrações para conferir na Expo Tattoo Floripa 2017

Convenção com mais de 500 tatuadores começa nesta sexta-feira e vai até domingo

Cinco atrações para conferir na Expo Tattoo Floripa 2017 Betina Humeres/DC
Foto: Betina Humeres / DC

A quarta edição da Expo Tattoo começou na tarde desta sexta-feira em Florianópolis. O evento vai até domingo e reúne mais de 500 tatuadores do Brasil e do exterior. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo CentroSul nos três dias de evento. 

No início do primeiro dia de convenção, o clima ainda era de montagem e preparação para receber os visitantes. Alguns tatuadores já trabalhavam em suas "telas", realizando as tatuagens que devem participar do concurso para eleger o melhor trabalho. 

Confira o que você pode fazer durante a Expo Tattoo:

1 - Fazer uma tatuagem na hora

O promotor de justiça Leandro Volochko, de Mato Grosso, conta que está em de passagem por Santa Catarina e decidiu visitar a Expo Tattoo sozinho no início da tarde desta sexta-feira. Depois de conferir os estandes, escolheu o tatuador Luciano Sabbadin, do Rio de Janeiro, para complementar uma tatuagem que já tinha no ombro. O desenho começou a ser desenvolvido a mão livre pelo artista e deve ficar pronto ainda hoje. 

Luciano Sabbadin, do Rio de Janeiro, tatua o promotor de justiça Leandro Volochko, do Mato Grosso. Foto: Betina Humeres / DC

Assim como Volochko, qualquer visitante da feira pode realizar uma tatuagem na hora. Alguns tatuadores já levam desenhos que vão disponibilizar na feira e outros aceitam desenvolver a arte na hora. É possível encontrar profissionais para todos os estilos, como colorido, preto e branco, aquarela, com traços delicados ou relacionadas a jogos ou filmes.

Chico Morbene, especialista em realismo, tatua Hélio Paulo Júnior, de Itajaí Foto: Betina Humeres / DC

Alguns clientes, como Hélio Paulo Júnior, de Itajaí, combinam com o artista com antecedência para poder realizar a tattoo durante o evento. Ele conta que começou a fazer uma tatuagem com o gaúcho Chico Morbene em Porto Alegre, destaque no realismo, e marcou de terminar o trabalho em Florianópolis. 

2 - Conferir uma superprodução em tempo real

Muitos dos 500 tatuadores levam uma arte para participar do concurso de melhor tatuagem, que tem que ser realizada durante o evento. Alguns trazem algum amigo como tela e outros buscam por uma "pele", alguém que tope tatuar o desenho já desenvolvido, no evento da exposição no Facebook.

Rafael Garcia é a tela do amigo Vino Morais, tatuador que veio de SP para concorrer na categoria oriental Foto: Betina Humeres / DC

O tatuador paulista Vino Morais já estava há 1h40min desenvolvendo um trabalho na pele do amigo Rafael Garcia, que veio com ele para o evento. Garcia costuma servir de tela para Vino, que vai participar da competição pela primeira vez. A expectativa era que a arte, que se enquadra na categoria oriental, ficasse pronta em mais 6 horas.

3 - Realizar uma avaliação para remover uma tatuagem

Pode parecer contraditório, mas um dos estandes que mais atrai pessoas é o de uma clínica de Florianópolis que remove tatuagens em sessões à laser. O cirurgião plástico Eduardo Arnaut realiza a avaliação da tatuagem que a pessoa quer remover na hora e passa o orçamento. 

Foto: Plenna Laser / Divulgação

Entre as tattoos mais indesejadas estão nomes de pessoas e tatuagens muito antigas. A procura pelo serviço é tão alta que, em apenas um dia, são realizadas entre 60 e 70 sessões. 

4 - Assistir a realização de uma tatoo surpresa

O tatuador Natan Holtz, de Florianópolis, propôs uma tatuagem surpresa durante o evento. A pessoa tatuada será selecionada por meio de um sorteio na tarde desta sexta-feira e a arte está marcada para sábado.

Foto: Betina Humeres / DC

O inusitado é que a pessoa vai estar vendada durante o processo e só vai saber o que terá eternizado na pele depois que a arte estiver pronta. O tatuador deve conferir as redes sociais do sorteado para desenvolver uma proposta que tenha relação com a personalidade. O processo pode ser conferido ao vivo no estúdio de vidro de Holtz dentro do evento. 

5 - Aproveitar as atrações culturais e lojas

A maioria dos estandes são de estúdios de tatuagens, mas alguns vendem piercings, roupas, objetos de decoração e acessórios. Quem é profissional da área pode aproveitar o evento para comprar instrumentos de trabalho. 

Foto: Betina Humeres / DC

Durante o evento também são realizadas apresentações culturais, com as as bandas Blame, Fred Lee, Conspirancy 666, Invvicta e Magnólia, e apresentações artísticas com a Anonymous Malabares, Zumbie Punk, suspensão corporal, dançarino tribal Guilherme Troiano, dança do ventre, pole dance, desfile de moda e o manezinho Darci.  

Foto: Betina Humeres / DC

Sexta:
16h - Banda Magnólia
17h - Apresentação artística
19h - Banda Invvicta

Sábado:
15h - Apresentação artística
15h30 - Dança tribal e dança do ventre
17h - Miss Tattoo 2017
18h30 - Desfile Ink Gloss
19h - Banda Snakesun

Domingo:
14h - Batalha de Rap
15h - Show com Negro Rudhy
16h - Apresentação Artística
16h15 - Dança tribal e dança do ventre
16h30 - Stand Up Comedy com o mané Darci
17h - Banda Conspiracy 666
17h20 - Show de suspensão corporal
18h30 - Apresentação Artística
19h - Banda Fred Lee

AGENDE-SE

O quê: Expo Tattoo Floripa  
Quando: sexta, sábado e domingo, das 13h às 22h
Onde: CentroSul Florianópolis - Av. Governador Gustavo Richard, 850
Quanto: R$ 30 (inteira) ou R$ 15 mais um litro de leite (meia solidária), à venda no local.
Informações:  www.facebook.com/expotattoofloripa


Leia também:

Florianópolis recebe convenção de tatuadores a partir desta sexta-feira

Tatuador de Floripa é convidado a tatuar em Nova York 

Tatuador de Brusque oferece desenhos para mulheres que perderam mamas por câncer

Grafite se consolida e tem cena efervescente em Florianópolis

 


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioClaudinei promete que Avaí vai brigar até o final contra a queda https://t.co/Ow0heLT0Czhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPrefeitura de Balneário Camboriú vai protestar dívidas em cartório https://t.co/BrBkmEwTBLhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca