CNH digital já pode ser baixada em sistema Android para demonstração - Cidades - O Sol Diário

Novidade no trânsito28/08/2017 | 19h36Atualizada em 28/08/2017 | 19h37

CNH digital já pode ser baixada em sistema Android para demonstração

Novo documento terá o mesmo valor jurídico da CNH física em 2018

CNH digital já pode ser baixada em sistema Android para demonstração Reprodução/Serpro
Foto: Reprodução / Serpro

O aplicativo CNH digital, que possibilitará que o motorista apresente a carteira de habilitação em uma foto no celular, já pode ser baixado por motoristas em celulares Android, em versão de demonstração. A novidade pode ser baixada no hotsite do projeto e via captação de QR Code. 

A promessa é de que, no futuro, o sistema seja disponibilizado funcionalmente para usuários de smartphones com sistemas operacionais Android e IOS. Em 16 de agosto, resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) mudou o cronograma da CNH-e. 

Conforme o texto inicial, publicado em 25 de julho, a novidade só entraria em vigor a partir de fevereiro de 2018. O novo texto exige a implantação até 1º de fevereiro de 2018. Portanto, os Detrans de cada Estado vão poder começar a emitir o documento digital nos próximos meses. 

Segundo o governo, o novo documento terá o mesmo valor jurídico da CNH física. A CNH-e será opcional e caberá ao condutor escolher se quer utilizar o aplicativo ou não. O usuário poderá fazer ela pelo smartphone, se tiver certificação digital, ou pelo Detran de cada Estado. 

O documento terá os dados que já constam na carteira impressa, como foto do usuário, números de documentos e demais dados do usuário.

Leia também:
Saiba como vai funcionar a carteira de motorista digital

Carteira de motorista vencida há mais de 30 dias será cancelada? É falso

Três em cada 10 condutores com CNH suspensa na Capital entraram com recurso 

CNH vencida poderá ser usada como documento de identificação 

Denatran publica novo modelo da permissão internacional para dirigir

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense muda time no meio e no ataque para tentar superar o ABC em casa https://t.co/4WTY34HHXvhá 4 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNa véspera de seu aniversário, Temer tem despachos internos no Planalto https://t.co/YXQNxb9nJMhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros