Dicas do Procon para compras pela internet no Dia dos Pais - Cidades - O Sol Diário
 
 

Teu Bolso04/08/2017 | 12h36Atualizada em 04/08/2017 | 12h36

Dicas do Procon para compras pela internet no Dia dos Pais

Para evitar problemas com o presente para o seu pai, confira as dicas.

Dicas do Procon para compras pela internet no Dia dos Pais Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Está pensando em aproveitar o final de semana para pesquisar na internet um presentão para o seu pai? Antes de clicar no botão para confirmar a compra, dê uma olhada nestas orientações do Procon sobre compras online e evite cair numa fria e acabar fazendo feio no almoço do dia 13 de agosto. 

- Atenção à segurança do site. Homepages confiáveis possuem um cadeado visível na tela. Evite sites que não informam o CNPJ e o endereço e desconfie daqueles que anunciam preços muito abaixo do mercado. Na página do Procon, é possível consultar a lista de sites não seguros para compras online.

- Confira se o CNPJ disponibilizado é o mesmo registrado no site da Receita Federal

- Verifique se o site apresenta o endereço físico da empresa, as características do produto e o valor da mercadoria. Cheque se há diferença entre o pagamento no débito, no boleto ou no cartão. 

- Em compras coletivas, o site da loja deve informar: o número mínimo de compras para a efetivação da oferta, o prazo para utilizar o cupom e a identificação completa do fornecedor.

- Fique atento aos prazos de entrega prometidos pelo fornecedor. Se o produto for entregue fora da data estabelecida, é possível desistir da compra, recebendo o valor pago de volta.

- Em compras online, você pode exercer o direito de arrependimento, desistindo da compra e recebendo a quantia desembolsada em até sete dias a contar do recebimento do produto ou serviço.

- Não se esqueça de exigir a nota fiscal de compra. Ela é a principal garantia em caso de problemas com o produto ou serviço correspondente. Imprima o comprovante de pagamento da compra que deve conter a descrição do pedido, o e-mail de confirmação e a data da entrega do produto.

- Os consumidores catarinenses podem registrar denúncia de forma presencial na Rua Victor Meirelles nº 53, Centro (ao lado da agência dos Correios), das 12h às 18h.

Leia também:

Aposentados e pensionistas do INSS reclamam de cobrança indevida na folha de pagamento

Procon fiscaliza cobrança de bagagem despachada no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis

Usuários do transporte coletivo de Blumenau têm créditos bloqueados há mais de um ano

O Sol Diário
Busca