Empresários de Itajaí e região terão apoio para entrar no mercado exterior - Cidades - O Sol Diário

Economia20/08/2017 | 12h50Atualizada em 20/08/2017 | 12h50

Empresários de Itajaí e região terão apoio para entrar no mercado exterior

Univali firma acordo com agência esta semana para atender todo o Vale

A Univali formaliza esta semana um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para auxiliar empresas interessadas em entrar no mercado internacional. O acordo implanta em Itajaí o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que será tocado pelo Escritório do curso de Relações Internacionais (ERI), e atenderá empresários em toda a região do Vale.

Itajaí será a segunda cidade no Estado a receber o programa, que já funciona em Chapecó através da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A professora Gisela Cherem, que coordena o projeto na Univali, diz que o principal foco são empresas de pequeno e médio porte, mas microempresários que tenham produtos que interessem ao mercado internacional também podem passar por consultoria.

O processo, explica, depende mais da maturidade da empresa para exportação do que necessariamente de seu tamanho. A parceria com a Agência permite identificar chances de bons negócios. Uma das primeiras clientes do PEIEX em Itajaí é uma empresa que produz fios em Blumenau, com apelo sustentável _ um produto que tem grande possibilidade de entrada no mercado europeu.

O programa é gratuito, e a estimativa é que aumente em até quatro vezes as chances de sucesso da empresa em busca de novos mercados. Além de orientação, a Apex facilita a participação em feiras internacionais, o que tem atraído empresários que já exportam alguns produtos, mas querem ampliar as chances no comércio exterior.

A equipe de Itajaí já vem trabalhando há cerca de dois meses com o PEIEX, com cerca de 20 inscritos _ entre eles, empresas têxteis, indústria metal-mecânica e de alimentos. 

Os contatos têm sido favorecidos com o apoio do Banco do Brasil e do Sebrae, e de entidades como a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e a Associação das Micro e Pequenas de Brusque (Ampe). O programa já entrou em contato com cerca de 30 entidades nos últimos meses. A meta é atender 146 empresas num período de 24 meses.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioJustiça extingue ação do MPF contra o maior residencial do país em Balneário Camboriú https://t.co/MnhT9P1tPahá 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioJustiça extingue ação do MPF contra o maior residencial do país em Balneário Camboriú https://t.co/kVXdsGQUXnhá 7 horas Retweet
O Sol Diário
Busca