Litoral de SC terá pico de maré alta no fim da tarde desta sexta-feira - Cidades - O Sol Diário
 
 

Ressaca + maré astronômica11/08/2017 | 10h40Atualizada em 11/08/2017 | 11h45

Litoral de SC terá pico de maré alta no fim da tarde desta sexta-feira

São Francisco do Sul e Florianópolis devem registrar o fenômeno com maior intensidade

Litoral de SC terá pico de maré alta no fim da tarde desta sexta-feira Fabio Gomes/Especial
Itajaí também sente os efeitos da ressaca Foto: Fabio Gomes / Especial
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A maré astronômica, os ventos fortes na direção Nordeste com rajadas de 50 a 80 km/h e as ondas de até 4 metros vão provocar um pico de maré alta no final da tarde desta sexta-feira, 11, no litoral de Santa Catarina. Nas regiões mais baixas, além da condição de ressaca, há risco de alagamentos. São Francisco do Sul e Florianópolis são as cidades que devem registrar o fenômeno com maior intensidade. 

A maré alta deve acontecer no intervalo entre as 16h e 18h. Na tábua de marés da Epagri Ciram, São Francisco do Sul terá 1,6 metros às 18h24min, Itajaí terá 1 metro às 16h55min, Florianópolis terá 1,2 metros às 16h56min, e Imbituba terá 0,5 metro às 16h02min. Confira a previsão em detalhes:

Foto: Epagri Ciram / Reprodução

A Defesa Civil recomenda atenção especial aos locais que costumam registrar o fenômeno, como: rodovia Diomício Freitas, CentroSul e praias do Sul da Ilha, em Florianópolis, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí e Joinville. A navegação e a pesca seguem comprometidas, inclusive nos próximos dias, conforme aviso do órgão estadual. 

Água entrou em alguns restaurantes do Sul da Ilha

Na noite de quinta-feira, 10, houve outro pico de maré alta. Conforme proprietários de restaurantes do Sul da Ilha de Santa Catarina, a água do mar chegou a adentrar algumas localidades. Na manhã desta sexta-feira, no entanto, não havia registros de alagamentos, nem estragos. 

— A maré estava baixando agora de manhã, mas sei que à noite chegou a bater no barranco — contou Pedro Mesquita, que tem um estabelecimento no Balneário dos Açores. 

No Litoral Norte de SC, a ressaca fechou o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. Além disso, um bar flutuante em Porto Belo foi arrastado pela correnteza até a areia. 

Leia também:
Defesa Civil comunica risco para navegação e pesca no litoral de SC nos próximos dias

Ondas podem chegar aos quatro metros no Litoral de SC até domingo

Aberta janela para evento de ondas grandes em Laguna

Instabilidade traz nuvens para o Litoral de SC e deixa mar agitado

Meteorologia alerta para risco de ressaca e mar agitado em SC nesta semana



O Sol Diário
Busca