"Nossa briga será incluir a urologia no SUS", diz médico catarinense que assumirá como presidente da SBU - Cidades - O Sol Diário

Saúde do homem21/08/2017 | 15h17Atualizada em 21/08/2017 | 15h18

"Nossa briga será incluir a urologia no SUS", diz médico catarinense que assumirá como presidente da SBU

Médico Sebastião José Westphal assume gestão da Sociedade Brasileira de Urologista nesta semana

O médico urologista catarinense Sebastião José Westphal, 56 anos, está prestes a assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Urologia. A posse será em durante o 36º Congresso Brasileiro da especialidade, entre os dias 26 e 29 de agosto em Fortaleza.

Nascido em Rio do Sul, Westphal atua há 30 anos na área e atende atualmente em Itajaí e Balneário Camboriú. O especialista diz que terá algumas desafios em sua gestão, que vai até 31 de dezembro de 2019, como melhorar o acesso dos pacientes da especialidade no SUS, reverter o preconceito dos homens em procurar um médico e melhorar indicadores do câncer de próstata. 

No que precisamos avançar na urologia?
Em termos de Brasil nós temos que avançar, sem dúvida alguma, no atendimento ao paciente do SUS. Infelizmente esse paciente, não é só em Santa Catarina, está abandonado. Para ter uma ideia o SUS não autoriza procedimentos urológicos endoscópicos. Então a cirurgia para retirar um cálculo, por exemplo, só cortando a barriga, porque não tem nas tabelas o procedimentos endoscópico. Uma das nossas grandes brigas vai ser inserir a urologia no SUS. Porque temos grandes centros de referência, mas para cirurgias privadas e de convênio. O problema é que 85% da nossa população depende do SUS, então esse é o grande desafio. 

O câncer de próstata, que é o câncer o que mais mata, depois do câncer de pele. Esse é outro grande desafio, porque é uma doença que mata aos poucos e vai deteriorando a qualidade de vida do homem se não for tratado. 

Ainda há muita resistência e preconceito de muitos homens em realizar, por exemplo, o exame de toque? Como pretendem reverter isso?
Nós estamos criando junto ao Ministério da Saúde uma atividade muito direta em relação ao Programa de Saúde do Homem. Ele está parado há oito anos, mas teremos uma nova investida e está em fase de ser implementado. Isso vai ter que ser muito bem tratado para mudar esse preconceito e dificuldade que o homem tem em procurar médico, não especificamente o urologista. 

Mas que ações seriam priorizadas?
Publicamos no nosso portal uma cartilha sobre a saúde do homem e queremos implementar esse material em várias secretarias estaduais de saúde. E também reforçar outras campanhas, como Novembro Azul, que neste ano será bem valorizada. Às vezes  é muito difícil chegar a um urologista. Temos que criar alternativas para que, além do constrangimento natural, o paciente não tenha que suplantar outras barreiras de acesso, dificuldade para marcar consulta ou para tratar com especialista. 

Em relação ao câncer de próstata, qual a orientação da SBU sobre a prevenção?
Nós seguimos a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a avaliação com faixa etária passível de ter câncer de próstata, a partir dos 50 anos; se tem antecedente familiar, passa para 45. Ele tem uma avaliação inicial e dali para frente, o paciente e o médico vão definir qual a melhor rotina para ele. Se ele tem histórico familiar importante é um paciente que vai ter que fazer exame anual, mas se ele não tem nenhuma alteração nos exames, ele pode fazer a cada dois anos, mas vai depender da primeira consulta. O ideal é que associe o PSA (de sangue) com toque retal para evitar falsos diagnósticos. A realidade é que não é viável o rastreamento da população pelos custos que envolveria, por isso o Inca não recomenda. 


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPreparação física do Avaí é um dos segredos que explicam a reação no Campeonato Brasileiro https://t.co/RSSi0eS8zbhá 27 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMotorista de Camaro que atropelou três nos Ingleses depõe nesta sexta-feira em Florianópolis https://t.co/sIHhrTWxaDhá 14 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros